Home / Notícias / 10 fatos sobre o congelamento de óvulos que você precisa saber

10 fatos sobre o congelamento de óvulos que você precisa saber

Com o avanço da tecnologia de congelamento de óvulos, o sonho da gravidez tem se tornado possível para diversas mulheres que, seja por razões pessoais, seja por razões de saúde, querem ou precisam postergar a maternidade. O procedimento é simples, mas ainda é desconhecido por muitas delas.

Por isso, listamos 10 razões para conhecer melhor o processo de congelamento de óvulos.

1) O procedimento pode realizar o sonho das mulheres que colocaram a gravidez em segundo plano por motivos educacionais, profissionais e pessoais

O empoderamento feminino deu mais autonomia às mulheres, principalmente ao poderem optar por qual momento de sua vida é o mais adequado para engravidar. Isto é realidade nos dias de hoje com muitas mulheres engravidando após os 30 anos, com estudos e carreira estabilizados.

 

2) Caso você tenha histórico familiar de menopausa precoce, o congelamento de óvulos é uma opção interessante

Se as mulheres da sua família têm histórico de menopausa precoce, é um sinal de que a condição pode ocorrer também com você. O congelamento de óvulos nesse caso aparece como uma alternativa caso a mulher queira engravidar em um período que está sob o risco de ter esgotada sua reserva de folículos ovarianos.

 

3) Endometriose e cirurgia ovariana podem levar à menopausa precoce

Algumas doenças, como a endometriose, e procedimentos como cirurgia ovariana podem diminuir a reserva ovariana e também culminar em menopausa precoce. Por isso, assim como nos casos acima, o congelamento de óvulos é uma boa opção.

4) Você pode não querer ser mãe agora, mas pode mudar de ideia

Você pode até não querer ser mãe agora ou não ter planos para ser mãe no futuro, mas existe sempre a possibilidade de você mudar de ideia já com uma idade mais avançada.

 

5) Existe uma melhor idade para congelar os óvulos

As mulheres devem considerar o congelamento de óvulos o mais cedo possível, de preferência entre os 20 e 30 anos, quando as chances de sucesso são maiores.

6) O congelamento de óvulos pode ser feito por mulheres que descobriram o câncer e vão receber tratamento oncológico

Como os tratamentos do câncer podem fazer a mulher desenvolver menopausa precoce e infertilidade, o congelamento de óvulos é uma solução para garantir que a possibilidade de maternidade não seja afetada após a tratamento oncológico.

 

7) O processo é simples e rápido

A aspiração dos folículos costuma ser realizada em clínicas de reprodução humana, utilizando uma agulha conectada a uma bomba de aspiração e guiada por ultrassom transvaginal. Utiliza-se anestesia geral por um curto período de tempo, entre 15 e 30 minutos. Após a coleta dos óvulos, a equipe de embriologia selecionará os óvulos que poderão ser congelados.

 

8)  O processo de congelamento de óvulos tem etapas comuns ao tratamento de fertilização in vitro

A diferença é que os óvulos coletados serão congelados e armazenados por um período de tempo antes de serem descongelados, fertilizados e os embriões gerados transferidos ao útero.

 

9) As chances de sucesso são boas

A taxa de nascidos vivos após o congelamento de óvulos varia de acordo com a idade da mulher e respeita a biologia humana – quanto mais jovem, maiores as chances. O número de óvulos que devem ser congelados para “garantir” uma gestação viável varia de acordo com a idade da mulher no momento do congelamento. Por isso é importante para mulher realizar o procedimento ainda jovem.

10) O custo vale a pena

Os custos são divididos em três fases de tratamento:

  • Consulta médica, medicação de estímulo ovariano e coleta de óvulos;
  • Armazenamento de óvulos (habitualmente cobra-se taxa semestral ou anual para a manutenção do congelamento);
  • Descongelamento dos óvulos, fertilização in vitro e transferência dos embriões quando a mulher desejar engravidar.

Independentemente do valor investido, lembre-se que o processo tem como único objetivo tornar realidade o sonho de ser mãe, mas no momento em que a mulher julgar adequado.

Existe agora um website que oferece orientação a mulheres que pensam em congelar óvulos e adiar a gravidez. O site “Fertilidade no Meu Tempo” esclarece dúvidas sobre congelamento de óvulos de acordo o perfil da usuária.

Acesse: www.fertilidadenomeutempo.com.br

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes