Home / Notícias / 2 º Encontro de Hipercolesterolemia Familiar

2 º Encontro de Hipercolesterolemia Familiar

Em 28 de maio, das 13h às 18h, acontece no Hotel Transamérica São Paulo o 2º Encontro de Hipercolesterolemia Familiar, que reunirá especialistas da área da saúde – do Brasil, Estados Unidos, México e Colômbia – para uma série de palestras e debates, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o diagnóstico e formas de tratamento da doença que, embora não seja rara é ainda pouco diagnosticada no país.

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF) –http://www.ahfcolesterol.org/ – será gratuito e destinado a pacientes, familiares, classe médica e público em geral.

No encontro, médicos, nutricionista, psicóloga, profissional de educação física e pacientes explanarão sobre a Hipercolesterolemia Familiar (HF) abordando questões como diagnóstico, tratamento e mudança de estilo de vida. Sempre ao final de cada fala, o público será convidado a participar expondo dúvidas.

Além dos palestrantes membros da associação brasileira e da fundação americana, a FHF Foundation –https://thefhfoundation.org/, estarão presentes representantes do México e da Colômbia que desejam replicar o modelo da associação brasileira em seus países.

Hipercolesterolemia Familiar pela AHF

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% da população adulta e 20% dos jovens brasileiros têm níveis elevados de mau colesterol (LDL) na corrente sanguínea. Entre esses milhões de brasileiros existe um grupo com características especiais que requer cuidado redobrado e acompanhamento regular: são aqueles que têm HF, um tipo grave de colesterol alto hereditário.

Estima-se que a HF atinge cerca de 300 mil brasileiros, mas apenas 3 mil já tiveram a doença diagnosticada. Ela é responsável por 5-10% dos casos de eventos cardiovasculares em pessoas abaixo de 50 anos e o risco de um portador de HF na forma heterozigótica não tratado desenvolver doença coronária ou morrer chega a 50% nos homens e 12% das mulheres.

As pessoas com HF, mesmo levando uma vida saudável, com alimentação controlada e exercícios físicos regulares, podem ter altos índices de colesterol desde a infância e, mesmo sem sintomas, podem estar com a vida em risco.

Sem o diagnóstico, boa parte desses pacientes pode estar simplesmente “combatendo o mau colesterol” sem atentar para razões genéticas do problema e para a necessidade de examinar outras pessoas da família. O diagnóstico correto e precoce é fundamental e quando detectada, em quase todos os casos, a HF requer tratamento intensivo e constante, através de uma abordagem combinada – medicação adequada, dieta de baixa gordura, exercícios regulares, controle de peso e abstinência de tabaco.

AHF – Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar

Fundada em 2014, a AHF – Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar tem como objetivo informar a população sobre esta condição e ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

Educação em saúde faz parte das estratégias da AHF para o empoderamento do paciente bem como a divulgação e aprimoramento de profissionais da saúde que são multiplicadores deste conhecimento.

A HF necessita de tratamento contínuo, portanto de políticas públicas eficazes para o atendimento ao paciente. Assim, a associação está atuando para a ampliação dos medicamentos disponibilizados na rede pública.

A associação ainda atua em outras esferas como apoio e divulgação de grupos que dão suporte e desenvolvem pesquisa científica no diagnóstico e tratamentos para HF e doenças relacionadas; incentivo ao voluntariado e, por fim, trabalha pela criação de uma rede que conecte pacientes, familiares, associações, voluntários, pesquisadores e os profissionais de saúde em torno da causa.

A AHF é formada por pacientes e familiares, além de contar com o apoio de médicos especialistas em seu conselho científico.

Programação – 2º Encontro de Hipercolesterolemia Familiar

Screenshot_13

Palestrantes

Patrícia Vieira de Luca – MSc. – Presidente da Associação de Pacientes com Hipercolesterolemia Familiar

(AHF)

Dra Cinthia Elim Jannes – Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor HCFMUSP

Dra Maria Cristina Izar – Médica do Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da UNIFESP, Professora Afiliada Livre Docente da Disciplina de Cardiologia da UNIFESP

Vice-Presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia biênio 2016-2017, Diretora de Publicações da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo biênio 2016-2017

Dr. Raul D. Santos – Diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor HCFMUSP, Vice Presidente da Rede Iberoamericana de Hipercolesterolemia Familiar e assessor da Fundação Internacional de Hipercolesterolemia Familiar (IFHF); Editor associado do Atherosclerosis e Journal of Cinical Lipidology; Presidente eleito da Sociedade Internacional de Aterosclerose;

Katherine Wilemon – Presidente e Fundadora da Familial Hypercholesterolemia Foundation (FHF) – EUA

Stacey Lane – Diretora da Familial Hypercholesterolemia Foundation (FHF) – EUA

Dra Isabela de Carlos Back – Professora de Pediatria e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Luiza Antoniazzi – MSc, nutricionista especialista em cardiologia, professora da Universidade Paulista (UNIP) e doutoranda no Instituto do Coração (InCor) – Nutricionista, especialista em Nutrição em Cardiologia (InCor/USP), Mestre em Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP), Doutoranda em Cardiologia (InCor/USP), Professora Adjunta da graduação em nutrição (UNIP)

Ana Cristina C. F. Souto, MSc, psicóloga, especialista em Aspectos Psicobiológicos da Obesidade (UNIFESP), Mestre em Psicologia Social (PUCSP), Doutoranda em Cardiologia (InCor)

Dra Alessandra Medeiros, Professora do departamento de Biociências (UNIFESP), Doutora em Educação Física (USP)

Dr. Francisco Antonio Helfenstein Fonseca – professor de cardiologia e coordenador do Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular (UNIFESP). Presidente da Sociedade Latinoamericana de Aterosclerose (SOLAT).

Serviço

II Encontro de Hirpercolesterolemia Familiar

Local: Hotel Transamérica São Paulo

Endereço: Av. das Nações Unidas, 18591 – Vila Almeida, SP

Data: 28 de maio de 2016

Horário: 13h às 18h

Inscrições: http://www.ahfcolesterol.org/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes