Home / Notícias / 5 passos para uma cirurgia plástica segura

5 passos para uma cirurgia plástica segura

Cirurgião plástico esclarece pontos importantes a serem observados antes de qualquer procedimento

A cirurgia plástica tem como finalidade beneficiar a saúde e a autoestima de uma pessoa. Cada procedimento é indicado para situações específicas e devem ser analisados previamente por um especialista.

Na procura por resultados instantâneos, muitas pessoas se deixam seduzir pelos baixos valores e rapidez nos resultados, abrindo precedentes para os falsos médicos e intervenções perigosas.

O cirurgião plástico Giancarlo Dall’Olio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica destaca 5 pontos essenciais que o/a paciente deve seguir antes de submeter-se a qualquer procedimento.

1. Conhecer o profissional

É importante ressaltar que para qualquer procedimento o/a paciente deve sempre procurar um profissional habilitado e ser avaliado clinicamente. Uma das maneiras de constatar a veracidade e integridade do cirurgião plástico é pesquisar pelo médico no Conselho Federal de Medicina e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, onde é possível conferir também se ele está registrado no estado e na especialidade.

Outro cuidado é prestar atenção no tipo de divulgação que os profissionais fazem sobre seu trabalho. Publicações com fotos de “antes e depois” e número de seguidores nas redes sociais não são parâmetros para avaliar um profissional.

2. Local onde vai ser realizado o procedimento

A estrutura do local onde será feito o atendimento também deve ser analisada. O procedimento nunca deve ser feito fora de consultório e ambiente hospitalar, além de ser indispensável o alvará da Prefeitura e da Vigilância Sanitária.

3. Momento da cirurgia

Não importa se o procedimento será no rosto ou em qualquer parte do corpo. O especialista e o paciente vão decidir juntos se a cirurgia plástica pode ser realizada. A estação do ano, condição de saúde, o tempo e tranquilidade para recuperar-se são alguns dos fatores a serem discutidos.

4. Conhecimento dos produtos

Em alguns procedimentos são utilizados próteses de silicone para reestruturar seios e glúteos por exemplo. A prótese deve ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

No caso de uma lipoescultura e preenchimento para se conquistar maior volume, o mais indicado é a enxertia de gordura. Nesse caso a cirurgia utiliza a gordura retirada durante a lipoaspiração para preencher outra parte do corpo sem riscos de rejeição do organismo.

5. Cuidados pré e pós-cirúrgicos

A preparação do/a paciente para realizar uma cirurgia plástica é tão importante quanto as outras etapas e influencia diretamente na recuperação.

O cirurgião plástico vai solicitar antes de qualquer procedimento a realização de exames laboratoriais para uma avaliação médica.

A qualidade de vida do paciente são questões a serem levantadas e que devem ser informadas ao especialista; o/a paciente preferivelmente não deve ser fumante, deve evitar bebidas alcóolicas por um determinado tempo antes e depois da cirurgia e não tomar medicamentos sem o conhecimento do cirurgião.

Após a operação, o período de internação varia de 12 a 48 horas. A alta hospitalar acontece somente após a avaliação médica e é muito importante que as consultas pós-operatórias sejam respeitadas na fase de reestabelecimento, prevenindo assim, complicações e adversidades que podem comprometer o bom resultado do procedimento.

Algumas plásticas podem exigir até 12 meses de cuidados específicos para que a recuperação seja completa.

Manter uma alimentação equilibrada, cumprir as determinações médicas quanto a indicação de atividades físicas, realizar sessões de drenagem linfática, usar as cintas de compressão ou sutiãs pós-cirúrgicos são alguns dos cuidados primordiais para alcançar o resultado almejado.

Sobre o especialista

Doutor Giancarlo Dall’ Olio é cirurgião plástico formado pela Faculdade de Medicina do ABC. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC e de membro ativo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética – ISAPS, como mentor e preceptor auxiliando na formação residentes de vários países. Realiza cirurgias estéticas da face, contorno corporal e cirurgias reparadoras em mulheres e homens.

CRM SP 112.912

RQE 24.825 Cirurgia Geral

RQE 29.170 Cirurgia Plástica

Site: www.giancarlodallolio.com.br

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes