Home / Notícias / 6 erros nas redes sociais que afastam o recrutador

6 erros nas redes sociais que afastam o recrutador

Muitos profissionais não se preocupam com a imagem passada através das redes sociais pessoais, como Instagram, Facebook e Twitter. No entanto, os recrutadores levam cada vez mais em consideração o comportamento dos candidatos nestas plataformas. Confira abaixo 6 dicas do que não fazer caso não queira assustar os recrutadores:

1 – Fotos em baladas

Não que seja proibido postar uma foto ou outra numa festa, com um drinque na mão. O problema é a frequência com que esse tipo de imagem aparece na sua timeline. Se existem mais fotos com um copo de bebida alcoólica na mão do que qualquer outro tipo de conteúdo nos seus perfis, você pode estar passando uma imagem de boêmio e irresponsável. A solução, como sempre, é o bom senso, poste menos. E, claro, regule a privacidade do seu perfil, para que só as pessoas que você queira tenham acesso a estas imagens.

2 – Fotos sensuais

Da mesma maneira que as fotos em baladas, imagens em trajes de banho ou excessivamente sensuais devem ser evitadas. As fotos das suas últimas férias na praia, por exemplo, prefira compartilhá-las apenas com seus amigos.

3 – Reclamar de ex-chefes ou ex-colegas

Reclamações, ofensas e xingamentos à empresa lhe conferem um perfil de imaturidade, mal humorado e insatisfeito. Comportamentos como este comprometem – e muito – a imagem como profissional. Resolva seus problemas do trabalho no trabalho. Evite cometer esses erros.

4 – Erros de português

Por mais que na internet a linguagem seja coloquial e dotada de diversas abreviações, isso não abre espaço para erros ortográficos oriundos de desconhecimento gramatical. Até mesmo a falta de acentuação deve ser evitada. Use o “internetês” com parcimônia, bem como as hashtags.

5 – Comentários agressivos e preconceituosos

Comentários racistas, homofóbicos, machistas e xenofóbicos mancham a sua imagem pessoal e profissional. Mesmo que pareça uma piadinha inocente, esse tipo de comentário deve ficar de fora de qualquer rede social. Procure manter uma postura correta e respeitosa tanto na internet como fora dela.

6 – Apelidos não profissionais

Principalmente no Twitter, é comum ver apelidos engraçadinhos. No entanto, a menos que você trabalhe com internet e que use o Twitter para isso, é completamente desaconselhável usar esse tipo de apelido. Isso lhe confere uma imagem imatura perante o mercado de trabalho.
E você? Conhece alguém que comete esses erros? Já viveu alguma situação relacionada? Concorda com as dicas? Comente, sua opinião é muito bem vinda!

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Saúde Mental – Entre o neurológico e o psiquiátrico

Com o objetivo de promover reflexões sobre os problemas de saúde mental que afetam mais …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas