Home / Notícias / 650 mil pessoas morrem por doenças relacionadas à gripe

650 mil pessoas morrem por doenças relacionadas à gripe

Doenças respiratórias associadas à gripe sazonal matam até 650 mil pessoas no mundo a cada ano. A maioria das mortes é de pessoas com mais de 75 anos, mas há risco aumentado também para pacientes com doenças cardiovasculares e diabetes. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

As estatísticas comprovam que os pacientes diabéticos morrem mais em períodos de epidemia de gripe. A gripe é a porta de entrada para pneumonias e as pneumonias podem ser mortais para os diabéticos. A vacinação de pacientes diabéticos reduz a hospitalização e a mortalidade.

A gripe também pode causar complicações em pacientes com outras doenças crônicas, pois a ação inflamatória e as outras comorbidades causadas na infecção pelo influenza, pode agravar as condições das doenças pré-existentes.

A melhor maneira de se proteger da doença é a vacinação, que apresenta até 90% de eficácia e tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses. A vacina não possui vírus vivos, ou seja, não causa gripe, e é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade, que não apresentem alergia comprovada.

Grupos de risco

Os grupos de risco definidos pela OMS são:

  • Idosos acima de 65 anos;
  • Crianças de 6 meses a 5 anos;
  • Gestantes em quaisquer períodos da gestação;
  • Pessoas com doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica e obesidade mórbida;
  • Profissionais da área de saúde.
  • Para quem faz parte desse grupo, a orientação é tomar a vacina contra a gripe todos os anos.

*Mauro Scharf é endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/noticia/547672/650-mil-pessoas-morrem-por-doencas-relacionadas-a-gripe

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Estimativa de 600 mil novos casos de câncer no Brasil alerta para a importância de práticas saudáveis

As estimativas de incidência de câncer no Brasil são alarmantes. Dados divulgados recentemente pelo Instituto …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas