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A importância do desenvolvimento motor infantil

Desde a sua concepção, o indivíduo adquire ou aprende diversas funções motoras, responsáveis pelo alcance de maturidade do organismo. Por meio de suas movimentações naturais, a criança desenvolve seus processos motores. Um tempo depois, os movimentos surgem, geralmente, porque a criança tende a imitar os adultos que a rodeiam ou inspiram-se em outras crianças para executar suas provas práticas. Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social: a escola. O ingresso a essa nova comunidade exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais. A Educação Infantil é a primeira etapa do ensino escolar na qual a criança tem a possibilidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar, em função do histórico sociocultural de cada uma.

Segundo alguns estudiosos, o desenvolvimento motor sofre grande influência do meio social e biológico, podendo sofrer alterações durante seu processo. Sabe-se que a escola é um dos locais de oferta de espaço adequado para o desenvolvimento motor da criança, visto que o brincar significa o meio mais importante para as aprendizagens dos pequenos. Essa construção depende tanto dos recursos biológicos, psicológicos, como das condições do meio em que ela vive. Dito isso, a Educação Física adquire um papel importantíssimo à medida que ela pode estruturar o meio ambiente adequado para a criança, oferecendo experiências que resultam num grande auxiliar e promotor do desenvolvimento humano, em especial ao desenvolvimento motor, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. Por meio dos movimentos, a criança vai aprendendo a pensar e planejar sobre como se mexe e, ao mesmo tempo, vive cada um deles, não só utilizando o lado motor, mas também o cognitivo para planejá-los de acordo com suas necessidades e limites.

O movimento não acontece sozinho, pois toda ação tem uma intenção, podendo ser expressiva ou funcional. É determinado sempre pela sua dimensão cultural como, por exemplo: uma dança, um jogo que utilize um gesto ou movimento sustentado por um significado. Como educação do movimento, compreende-se a realização de atividades motoras que visam ao desenvolvimento das habilidades (correr, saltar, saltitar, arremessar, empurrar, puxar, balançar, subir, descer, andar), da capacidade física (agilidade, destreza, velocidade, velocidade de reação) e das qualidades físicas (força, resistência muscular localizada, resistência aeróbica e resistência anaeróbica). Portanto, essa educação prioriza o aspecto motor na formação do educando. No ambiente educacional, esse trabalho pode ser distribuído ao longo de todo período escolar.

Após anos de estudo na área, verificou-se que o desenvolvimento de habilidades motoras e o conhecimento dessa evolução são necessários para garantirem bom desenvolvimento da aprendizagem. O que se espera é que as crianças possam da melhor maneira possível, apresentar em cada período de vida uma boa qualidade de movimento. Especialistas acreditam que para que haja contribuições nas habilidades motoras das crianças, é necessário um desenvolvimento adequado das mesmas sobre as aprendizagens dos escolares. O que se espera é que as crianças possam da melhor forma possível apresentar em cada período de vida uma boa qualidade de movimentos. Afinal, a Educação Física não é apenas educação pelo movimento, é a educação do corpo inteiro.

* Flavia Sant’Anna é professora de Educação Física do Colégio Salesiano Santa Teresinha. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Flávia já realizou cursos na área de educação psicomotora e psicomotricidade na escola.

Sobre Priscila Torres

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O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

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