Home / Notícias / AbbVie e Sociedades Médicas lançam campanha para incentivar diagnóstico dos quase 1,5 milhão de brasileiros que não sabem que têm Hepatite C

AbbVie e Sociedades Médicas lançam campanha para incentivar diagnóstico dos quase 1,5 milhão de brasileiros que não sabem que têm Hepatite C

Com objetivo de aumentar o diagnóstico de hepatite C, e encaminhamento dos pacientes com a doença para tratamento adequado, a companhia biofarmacêutica AbbVie, em parceria com as Sociedades Brasileiras de Infectologia e de Hepatologia e AMB – Associação Médica Brasileira, lançou, no último final de semana, campanha para incentivar os profissionais de saúde, de qualquer especialidade, a incluir teste para hepatite C na sua prática clínica. É um exame simples, de sangue, de rápida resposta e pode ser realizado gratuitamente em centros públicos de saúde.

A hepatite C é atualmente a principal causa de óbito entre as hepatites virais, segundo o Boletim Epidemiológico 2017, emitido pelo Departamento de Aids, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde. Segundo este boletim, as regiões Sul e Sudeste do país lideram a detecção da doença, enquanto o Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam baixo índice de notificação da hepatite C.

“Em cerca de 90 % dos casos, a hepatite C pode ser curada”, afirmou Sergio Cimerman, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. “Por isso, é importante o engajamento de toda a classe médica para detectar e tratar a doença precocemente, isto é, quando os danos ao fígado e a outros órgãos ainda podem ser controlados. Com a detecção precoce e  tratamento adequado, podemos acreditar que a erradicação da doença é possível”.

A hepatite C é transmitida pelo contato de sangue saudável com sangue contaminado. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico, do total de casos notificados entre 2000 e 2015, cerca de 52%  desconheciam a provável fonte de contaminação. Quando indicada, as principais causas prováveis são uso de drogas por compartilhamento de seringas contaminadas, transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas.  Do total de casos notificados, cerca de 9 por cento apresentam a doença em coinfecção com HIV.

“O desenvolvimento da hepatite C é lento;  muitas vezes, assintomática e pode demorar até 30 anos para os sintomas surgirem. Quando se manifestam, a doença já pode estar em estágio avançado”, afirma Edmundo Pessoa Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.  “A hepatite é a causa de cerca de 25 por cento dos casos de câncer de fígado que, por sua vez, têm 33% de probabilidade de resultar em morte no primeiro ano depois de iniciado o processo de câncer”, afirmou.

Os tratamentos para hepatite C disponíveis no SUS apresentam taxa de cura viral (eliminação do vírus) acima de 95%. O novo Protocolo Clínico de Tratamento para Hepatite C inclui o tratamento da AbbVie ombitasvir, veruprevir/ritonavir e dasabuvir (*) para pacientes com infecção crônica por hepatite C, genótipo 1.

“A AbbVie está comprometida com a pesquisa continua em hepatite C e em atender necessidades ainda não supridas nesta área terapêutica.  Nosso compromisso vai além de tratamentos e tem como meta a melhor compreensão do impacto da doença e gerar dados relevantes para a comunidade científica. Com esta proposta, conduzimos um estudo epidemiológico inédito envolvendo 318 pacientes brasileiros”, afirmou Karina Fontão, Diretora Médica da AbbVie.

O estudo epidemiológico foi conduzido em oito centros públicos de saúde e demonstrou que a maioria dos pacientes tratados no serviço público de saúde apresentava sintomas de estágio avançado da doença, com fibrose hepática (52.3 %) ou cirrose hepática (36.5%) no momento do diagnóstico.

Sobre a Campanha

A campanha “Peça o teste anti-HCV” é dirigida a profissionais de saúde, de várias especialidades, para incentivar o diagnóstico. Para mais informação sobre a campanha lançada hoje, acesse  http://sbhepatologia.org.br

Sobre a AbbVie

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, que tem compromisso de desenvolver terapias inovadoras avançadas, para algumas das mais complexas e críticas condições de saúde.  A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e foco em inovação para aprimorar, de forma notável, tratamentos em quatro áreas terapêuticas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência. Em mais de 75 países, colaboradores da AbbVie trabalham todos os dias para desenvolver soluções em saúde para pessoas ao redor do mundo. Para mais informação, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie  no Twitter, Facebook ou Linkedin.  Para mais informação em HCV, acesse www.abbvie.com/HCV.  No Brasil, suas unidades de negócios locais incluem imunologia, neonatologia, virologia e oncologia. Entre diferentes áreas de atuação, conduz mais de 25 estudos clínicos, envolvendo mais de 750 pacientes, em 200 centros de pesquisa. Para mais informação, acesse www.abbvie.com.br.

Sobre a SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), fundada em 1980, é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter científico, composta por médicos especialistas. Com abrangência nacional, está presente em 24 Estados do país. O objetivo da SBI é promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia – que se dedica à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à cura das doenças infecciosas – bem como os intercâmbios científico, técnico, cultural e social entre seus associados e profissionais da área. A SBI possui diretrizes específicas para promover o desenvolvimento da especialidade, promove permanente atualização e estudos referentes à especialidade, sob diversas atividades para o aperfeiçoamento profissional dos infectologistas. A entidade defende os interesses profissionais dos especialistas em Infectologia e colabora com autoridades governamentais e entidades congêneres, nacionais ou internacionais, em assuntos pertinentes à Infectologia. Desde sua criação, a SBI tem atuado em conformidade com as demandas da sociedade brasileira, desempenhando papel fundamental na discussão dos principais problemas de saúde pública do país.

Sobre a SBH – Sociedade Brasileira de Hepatologia

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) completa 50 anos de sua fundação, neste ano de 2017. Desde então, a SBH vem lutando para fortalecer ainda mais a especialidade, além de se tornar referência para pesquisas, estudos e importantes avanços da área. Para mais informação, acesse http://sbhepatologia.org.br

(*) Os agentes antivirais veruprevir/ritonavir coformulados com ombitasvir e dasabuvir. Veruprevir foi descoberto durante colaboração contínua entre AbbVie e Enanta Pharmaceuticals para pesquisa de inibidores de protease do vírus da Hepatite C e de regimes de tratamento com inibidores de protease.

Autor: AbbVie
Fonte: O Nortão

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes