Home / Notícias / Adoçantes podem elevar intolerância à glicose e risco de diabetes

Adoçantes podem elevar intolerância à glicose e risco de diabetes

adoçante-no-cafeRIO – Longe de ajudar no emagrecimento, adoçantes para bebidas como o café podem aumentar a intolerância à glicose e o risco de diabetes. A conclusão faz parte de um estudo publicado na revista “Nature”.

Os cientistas descobriram que, ao dar a ratos água misturada com três adoçantes em doses usadas entre humanos, os animais desenvolveram intolerância à glicose em questão de semanas.

Isso aconteceu porque as substâncias alteraram o equilíbrio de micróbios do intestino que têm sido associados ao metabolismo. Elas também afetaram a composição e função das bactérias intestinais em um pequeno número de voluntários humanos.

Até então, pensava-se que os adoçantes aceleravam o metabolismo e ajudavam no emagrecimento.

O estudo ressaltou, porém, que a reação das pessoas aos adoçantes pode variar dependendo do tipo de bactéria que abrigavam. Foram identificadas duas populações diferentes de micróbios intestinais: uma que provocou a intolerância à glicose quando exposta aos edulcorantes, e outra que não.

Algumas bactérias também reagiram a adoçantes artificiais através da secreção de substâncias que provocaram uma resposta inflamatória semelhante a uma overdose de açúcar.

Os cientistas pediram cautela com os resultados da pesquisa, já que os testes foram feitos em apenas sete voluntários humanos até o momento. No entanto, eles já recomendam que todos evitem o uso exagerado de adoçante. No lugar de bebidas açucaradas, a água.

 

FONTE: O Globo

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes