Home / Notícias / Alvo de polêmica, cirurgia de Romário continua experimental

Alvo de polêmica, cirurgia de Romário continua experimental

Em janeiro deste ano, ex-jogador e senador Romário (Podemos-RJ) apareceu com a silhueta mais fina e despertou a atenção de muita gente. Ele perdeu cerca de 10 kg após pouco mais de 45 dias, e a magreza se manteve por todo este ano.

O emagrecimento se deu por uma cirurgia com objetivo de minimizar os efeitos do diabetes — doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar. Meses depois da polêmica, o procedimento continua experimental.

A operação pela qual passou o ex-jogador recebe o nome de interposição ileal e se caracteriza pela colocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. O procedimento estimula a produção de insulina pelo pâncreas e acaba por diminuir o diabetes.

O tratamento adotado por Romário foi alvo de controvérsias por seu caráter ainda experimental no Brasil.

Segundo resolução publicada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), a interposição ileal como tratamento para o diabetes só pode ser realizada seguindo critérios de pesquisa, explicou na época ao R7 o endocrinologista Márcio Mancini, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

De acordo com o médico, “qualquer cirurgia bariátrica ou metabólica, que mexa no estômago e no intestino, produz efeitos sistêmicos de perda de peso e melhora do diabetes”.

— Porém, o número de estudos a longo prazo com pacientes de IMC (Índice de Massa Corpórea) menor que 35 que tenham realizado a cirurgia bariátrica é insuficiente para demonstrar a eficácia e segurança da operação.

Romário não teria o peso indicado para a realização do procedimento, segundo disse o especialista. Procurado, o ex-jogador não quis comentar o caso com a reportagem.

Fonte: http://www.r7.com/retrospectiva-2017/alvo-de-polemica-cirurgia-de-romario-continua-experimental-01012018

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas