Home / Notícias / AMUCC apresenta case de sucesso no 11º Fórum da Alianza Latina

AMUCC apresenta case de sucesso no 11º Fórum da Alianza Latina

A AMUCC apresentou na tarde deste domingo, durante o 11º Fórum da Alianza Latina, o case de sucesso Projeto Ultrassonografia de Mama.

O projeto está inserido dentro da proposta do Outubro Rosa AMUCC e tem por objetivo Mobilizar recursos para evidenciar problemas de acesso. Duas situações evidenciaram a necessidade de mobilização:

  • Grande número de mulheres esperando para realizar o exame de ultrassonografia mamária (USG) na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • As secretarias municipais de saúde (SMS) não estão dando conta de atender a demanda.

A AMUCC quer o diagnóstico oportuno – 60% dos cânceres são diagnosticados em estágios avançados; e acesso ao SUS – O processo não é público nem transparente, diz a Coordenadora do Outubro Rosa AMUCC, Jurema Ramos dos Santos.

Durante a fase de execução, percebemos que a população se mobiliza diante de um objetivo bem definido e mensurável, com caráter assistencial; podemos conseguir aliados importantes para o nosso advocacy promovendo ações assistenciais e a instituição ganha visibilidade e aumenta sua credibilidade perante a sociedade.

Alguns resultados preliminares já foram computados:

  • Engajamento popular na campanha;
  • Ampla publicidade (TV, rádio e jornal);
  • Volume de mercadorias arrecadadas além do esperado;
  • Valor arrecadado superou a meta em 400%;
  • Formalização de Termo de Cooperação Técnica com os municípios;
  • Formalização de contratos com clínicas de imagem a preços reduzidos;
  • Compra de 500 ultrassonografias mamárias;
  • Índice de absenteísmo ZERO para os exames já realizados;
  • Captação de  voluntários.

Queremos contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama, denunciar um problema de acesso, coletar dados e fortalecer a marca AMUCC como uma organização que está ao lado dos portadores de câncer e preocupada com a transparência de acesso ao SUS.

Fonte: AMUCC

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes