Home / Notícias / Anvisa lança site para pacientes notificarem problemas com serviços de saúde

Anvisa lança site para pacientes notificarem problemas com serviços de saúde

4-3RIO – Médicos e pacientes agora têm uma plataforma on-line para discutir assuntos relacionados à segurança de quem recebe atendimento médico: o site Segurança do Paciente. Criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o portal é destinado tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes, seus familiares e acompanhantes.

Quem acessa o site tanto pode informar quanto ser informado a respeito de problemas em clínicas e hospitais. No portal, os cidadãos encontram um formulário para notificar problemas que tiveram em função do uso de produtos para a saúde, medicamentos, sangue e hemoderivados. Caso ocorra algo durante a prestação de algum serviço de saúde (como falhas durante cirurgias ou lesões de pele durante a internação), o paciente também pode fazer a notificação.

Segundo a Anvisa, os profissionais de saúde podem usar o portal para receber alertas, ler publicações e acessar uma área de divulgação de eventos científicos nacionais promovidos pelas vigilâncias sanitárias de estados e municípios e pelas coordenações de Controle de Infecção Hospitalar.

Em nota, a agência ressaltou a importância das notificações feitas tanto pelos profissionais de saúde quanto pelos cidadãos para que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária possa elaborar estratégias para reduzir falhas durante a assistência.

 

FONTE: O Globo

Sobre Priscila Torres

mm

O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR.
Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social “Jornalismo” na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mulheres na luta contra o câncer

Depois de um mês inteiro dedicado ao combate e à conscientização sobre o câncer de …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas