Home / Notícias / Apneia do sono pode favorecer o aparecimento de diabetes, problemas cardiovasculares e até degenerativos

Apneia do sono pode favorecer o aparecimento de diabetes, problemas cardiovasculares e até degenerativos

Especialista do Hospital CEMA explica o que acontece no organismo de quem sofre interrupções de sono causadas por apneia ou ronco e quais são os tratamentos recomendados

A hora do sono não deveria ser motivo de preocupação. No entanto, uma série de distúrbios que acontecem nessa fase tornam a vida de muitas pessoas um verdadeiro pesadelo. A apneia do sono, por exemplo, se não tratada, pode facilitar o aparecimento de doenças cardiovasculares e diabetes. “Como a apneia provoca falta de ar, acaba impulsionando o organismo a injetar mais adrenalina no sangue, o que eleva a pressão arterial e a resistência à insulina, ou seja, os pacientes portadores dessa enfermidade têm maior tendência a desenvolver hipertensão e diabetes e, consequentemente, doenças cardiovasculares”, explica o Bucomaxilofacial do Hospital CEMA, Érico Vlasic Campello.

Esse distúrbio de sono acontece quando a pessoa, dormindo, para de respirar por alguns segundos. Quando essa interrupção acontece mais de 5 vezes por noite trata-se de um quadro de apneia. Além de problemas de coração e diabetes, essa interrupção do sono pode favorecer o desenvolvimento de Alzheimer em indivíduos predispostos. Um estudo da Universidade de Washington verificou que idosos que sofriam com apneia tinham proteínas no cérebro ligadas ao Alzheimer. Tendo em vista que uma das funções do sono é justamente limpar algumas proteínas que se acumulam no cérebro, essas interrupções levam a um pico de produção daquelas relacionados ao Alzheimer.

“Não somente a apneia, mas outros distúrbios de sono, como o ronco – que está ligado a algum tipo de obstrução – podem ocasionar vários problemas de saúde. Estudos recentes mostram que o bom sono contribui de modo significativo para o adequado funcionamento do sistema imunológico. Dormir pouco aumenta a pressão sanguínea, a presença de açúcar no sangue e favorece problemas cardíacos”, detalha o especialista. Não acredite que roncar é normal. O ronco pode sinalizar a existências de vários problemas, como adenoides muito grandes e amígdalas, rinites, desvios de septo, hipertrofia dos cornetos e pólipos nasais e até tumores. Um sono fragmentado pode provocar ainda sonolência durante o dia, cansaço, irritabilidade e sobrecarga cardiocirculatória.

Dormir mal não é normal. Caso desconfie de que pode sofrer algum distúrbio de sono procure ajuda médica. O especialista, geralmente, vai pedir um exame conhecido como polissonografia, que é capaz de registrar e comparar diferentes variáveis biológicas durante o sono, auxiliando no acompanhamento das condições clínicas. “Nesse exame o paciente dorme com sensores fixados no corpo, que permitem o registro dessas disfunções no organismo”, explica o bucomaxilo. O tratamento vai depender da causa. Caso seja uma obstrução das vias aéreas, pode ser indicada adoção de atitudes como perda de peso, redução do consumo de álcool à noite e mudanças posturais ao dormir.

Outras formas de tratar o problema são:

– Adaptação de aparelho intra-oral, pois seu uso possibilita fazer um avanço mandibular;

– CPAP, sigla em inglês para pressão positiva contínua nas vias aéreas. Trata-se de um pequeno equipamento que auxilia a respiração durante o sono;

– Cirurgia para correção de problemas nasais, amígdalas ou adenoides;

– Cirurgia de reposicionamento maxilomandibular.

Sobre o CEMA

Referência no atendimento especializado de olhos, ouvidos, nariz e garganta há mais de 40 anos, o Hospital CEMA mantém o pronto-atendimento funcionando 24 horas, 7 dias por semana. Possui ainda 9 unidades ambulatoriais em todas as regiões de São Paulo, em São Bernardo do Campo, no ABC, e em Guarulhos. Conta também com especialidades complementares, como neurologia (dor), fonoaudiologia, medicina do sono, disfunção temporomandibular, cirurgia plástica estética e orientação nutricional, com atendimento exclusivo com hora marcada.

Para mais informações sobre o Hospital e seu braço social, o Instituto CEMA, acesse: http://www.cemahospital.com.br

Informações à Imprensa

Agência NB – (11) 5051-2078 | 5051-1426 apneia do sono, apneia, sono ruim, qualidade sono,

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes