Home / Notícias / Centro de Oncologia no Brasil começa tratamentos com sistema Calypso de rastreamento de tumores da Varian

Centro de Oncologia no Brasil começa tratamentos com sistema Calypso de rastreamento de tumores da Varian

Para monitorar os movimentos de tumores e aperfeiçoar a precisão em tratamentos com radioterapia guiada por imagem, o Hospital Moinhos de Vento se tornou o primeiro centro de oncologia no Brasil a usar o sistema Calypso® da Varian Medical Systems (NYSE: VAR). Usado com o acelerador linear médico TrueBeam® da Varian, para tratar pacientes com câncer de próstata em 10 de janeiro, o sistema Calypso detecta até mesmo pequenos movimentos de um tumor, de forma que o feixe de tratamento pode ser direcionado com precisão.

O Sistema Beacon do Calypso funciona pelo implante de transponders de tamanho aproximado de um grão de arroz no tumor, de forma que a localização do tumor pode ser rastreada de fora do corpo do paciente. Os transponders emitem sinais eletromagnéticos não ionizantes que podem ser rastreados em tempo real e usados para manter um feixe de tratamento no alvo.

“Com o Calypso, os tratamentos são mais rápidos, os efeitos colaterais são menores e é possível aplicar uma dose mais concentrada de radioterapia”, disse o coordenador da Unidade de Radioterapia e Radiocirurgia do Centro de Oncologia, Wilson de Almeida Junior.

O especialista da Unidade de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Rafael da Luz Boeno, disse: “A radioterapia de alta precisão representa um grande avanço, especialmente em casos de câncer de próstata. Diversos estudos corroboram a eficiência do Sistema Calypso na localização precisa do tumor e na redução de efeitos colaterais da radioterapia, tais como incontinência urinária e disfunção erétil. 1O implante de transponders é feita com anestesia, sem dor, e como um procedimento ambulatorial”.

“O Calypso é uma evolução para tratamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais”, disse o diretor de Serviços Médicos do Centro de Oncologia, Sérgio Roithmann. “Cada vez que um avanço importante como esse acontece, podemos combinar tratamentos de forma mais segura e o paciente pode se beneficiar da radioterapia, quimioterapia, associações biológicas e cirúrgicas”.

Sobre a Varian Medical Systems

A Varian Medical Systems foca sua energia em salvar vidas e é a principal fabricante do mundo de dispositivos médicos e softwares para o tratamento e controle do câncer. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a Varian emprega aproximadamente 6.400 pessoas em unidades em todo o mundo. Para mais informações, visite http://www.varian.com e siga @VarianMedSys no Twitter.

  1. Calypso® System: Estudo “Acessando o Impacto de Redução de Margem (AIM — Impact of Margin Reduction), http://varian.com/sites/default/files/resource_attachments/Calypso_AIM_Study-RAD10259Oct12.pdf

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes