Home / Notícias / Conheça mais sobre Degeneração Macular Relacionada à Idade

Conheça mais sobre Degeneração Macular Relacionada à Idade

Doença é uma das principais causas de perda visual a partir dos 50 anos.
Mais de três milhões de brasileiros são afetados com a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) doença que atinge a retina, segundo a Associação Retina Brasil – formada por pacientes de doenças ligadas à retina – a mácula é que permite a leitura, a identificação de detalhes e cores e a doença faz ela sofrer uma degeneração. Essas alterações podem, gradualmente, comprometer toda a visão central.

Existem dois tipos de DMRI a seca e a úmida (ou exsudativa). A primeira é a mais comum, e causa vários graus de perda visual e os sintomas podem incluir distorção de imagens e dificuldade de leitura.Já a segunda forma de DMRI, a úmida, aparece em 10 a 15% dos casos, e é a principal responsável por perdas visuais mais graves. Em casos avançados, manchas irreversíveis podem ser causadas por conta dos tecidos cicatriciais, que podem causar cegueira legal.

Diagnóstico precoce

É essencial que, após os 50 anos, as consultas ao oftalmologista com especialidade em retina aconteçam anualmente. Se diagnosticada precocemente pelo oftalmologista, a DMRI úmida (ou exsudativa) possui tratamento que pode evitar a perda visual. O tratamento consisteno uso de injeções intraoculares que bloqueiam a molécula responsável pelo crescimento de vasos sanguíneos anormais.

Como prevenir

Algumas medidas são importantes para prevenir a DMRI. Entre elas, não fumar, adotar uma dieta com alimentos pouco gordurosos e rica em verduras, controlar o peso, a pressão arterial e os níveis de colesterol, usar óculos escuros para proteger os olhos da radiação solar e observar antecedentes de casos da doença na família.

#DiaDaRetina
#ExamePreventivo

Máindi – Engajamento e Performance

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes