Home / Notícias / Conheça melhor sobre Medicina Preventiva

Conheça melhor sobre Medicina Preventiva

A medicina preventiva é a área da medicina voltada para a prevenção de doenças. E quais seriam os programas de prevenção? Creio que alguns deles você já até conheça e tenha participado. Bom, são eles: check-ups anuais, vacinação, atividade física e dieta balanceada.

Quem nunca realizou um check-up? Realmente, espero que todos tenham feito este tipo de exame. Alguns podem estar se perguntando: o que seria um check-up? O check-up consiste em diversos exames que o médico requisita, e baseado nos resultados, ele irá checar se você está apresentando alguma anormalidade em seu organismo ou se alguma doença possa se manifestar.

Um exame que pode servir como prevenção também seria o exame de próstata, que deve ser feito por homens com idade acima dos 40 anos, para prevenir o câncer de próstata. O exame ainda enfrenta certo preconceito, mas em hipótese alguma, deve deixar de ser feito.

Não podemos deixar de comentar sobre a vacinação. Este método preventivo, infelizmente é ignorado por uma parcela de pessoas, e é de grande auxilio na prevenção de inúmeras doenças. Acredito que um maior incentivo, conscientização e um número maior de campanhas feitas pelo governo iria não só esclarecer, mas como também, educar as pessoas sobre o quão importante esse processo preventivo de fato é.

 Atividade física e alimentação balanceada. Creio que esses dois sejam os principais métodos de prevenção. O sedentarismo nunca foi algo positivo. A prática de esportes deve ser regular. Não estou aqui dizendo que você deve praticá-los todos os dias, mas crie uma regularidade na sua semana para eles. Acredite, a sua saúde vai agradecer muito por isso.

E andando de mãos dadas com a atividade física, temos a alimentação balanceada. A ingestão de açucares vazios deve ser reduzida. O que são açucares vazios? Açucares vazios são aqueles de balas, biscoitos, pães, bolos, tortas e confeitos. Não estou dizendo para você nunca comer este tipo de coisa, mas apenas para reduzir ao máximo a ingestão deste tipo de alimento.

Por outro lado, frutas, legumes e verduras podem ser ingeridos bastante. Só tome cuidado, em escolher tais alimentos, pois podem vir com bastante agrotóxico.

Espero ter esclarecido um pouco sobre medicina preventiva e ter ajudado você a viver de forma mais saudável.

Sobre o Autor: Doutor Fábio Pimenta é um renomado cirurgião plástico em Vitória, no Espírito Santo. Graduado pela Emescam, Dr. Fábio Pimenta atua como cirurgião plástico desde 1994. Recentemente, foi eleito o presidente da Regional de Cirurgia Plástica do estado do Espírito Santo. Dr. Fábio é titular da SBCP,  especialista pelo MEC e também é especialista pelo CRM.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes