Home / Notícias / ‘Corujão’ de Doria para zerar fila de exames começa em hospitais filantrópicos

‘Corujão’ de Doria para zerar fila de exames começa em hospitais filantrópicos

O programa Corujão da Saúde, criado pelo do prefeito João Doria (PSDB) na tentativa de zerar a fila de espera para realizar exames em São Paulo, começa na próxima terça-feira (10) em hospitais filantrópicos conveniados à secretaria municipal de Saúde, dentre eles o Albert Einstein, Hospital do Coração (HCor), Hospital Sírio-Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A gestão municipal não revela o total de parcerias já firmadas e afirma que fará, nas próximas semanas, um chamamento público para atrair um número maior de hospitais e clínicas.

Durante a campanha, Doria chegou a dizer que a Santa Casa seria parceira. Ao G1, a irmandade afirmou que, neste momento, “não está em negociação com a Prefeitura de São Paulo sobre quaisquer programas de saúde da nova gestão, incluindo o Corujão da Saúde”, mas garante ter interesse em participar.

Na proposta, a Prefeitura repassa recursos e as intuições fornecem equipamentos e funcionários no período entre 20h e 8h. De acordo com a pasta, o Corujão está em vigor desde segunda-feira (2), quando os exames começaram a ser agendados, e passarão a ser realizados a partir do dia 10.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que há 550 mil pessoas na fila de espera. Desse montante, metade terá que passar por uma nova reavaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para confirmar a necessidade do pedido, para posteriormente realizar o exame.

O programa atenderá, de imediato, pacientes que esperam de um a seis meses para realizarem os exames. A maior demanda reprimida, de acordo com a pasta, é de pedidos para ultrassonografia: 210 mil pacientes aguardam a vez.

Promessa da nova gestão durante a disputa eleitoral, o programa terá duração de 90 dias, prazo que a Prefeitura avalia ser suficiente para liquidar a fila. A expectativa é que, após tal período, os pacientes consigam ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 30 dias.

Fonte: G1

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes