Home / Utilidade Pública / Dia Mundial da Esclerose Múltipla “Acesso à Qualidade de Vida”

Dia Mundial da Esclerose Múltipla “Acesso à Qualidade de Vida”

Dia_Mundial-EMHoje é o Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla, uma data estabelecida pela World MS Day, que tem por objetivo trazer à sensibilização do governo e da sociedade, sobre as necessidades de atenção da pessoa que convive com E.M, este ano em especial, está sendo trabalhado o tema “Acesso”, no sentido universal; acessibilidade, saúde, assistência social, lazer, trabalho e educação.

No Brasil, quando falamos em acessos universais para a pessoa que convive com uma doença crônica, abrimos um mundo de barreiras, mas, pensando em transpor essas barreiras, buscando levar informações para a sociedade sobre a esclerose múltipla e toda a complexidade que é conviver com a doença, várias associações de apoio a pessoa e à família que convive com E.M, se organizaram através de eventos que estão acontecendo desde a semana passada, abordando as questões sobre os acessos.

No último dia 23, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) realizou em São Paulo, o I Ciclo de Palestra do Jurídico, abordando as questões sobre os direitos da pessoa com Esclerose Múltipla, trazendo profissionais Técnicos Administrativos da Previdência Social, pautando os benefícios previdenciários como BPC, Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez e a Reabilitação Profissional, que tem configurado uma importante oportunidade de acesso à reintegração ao mercado de trabalho da pessoa que convive com doença crônica. A Coordenadora da Terapia Ocupacional da Gerência Regional Sul, Thaís Lousada, informou que a pessoa que estava em auxílio doença e é encaminhada a reabilitação profissional, enquanto passa pelo período de reabilitação profissional continua a receber o benefício pelo INSS e caso, não consiga trabalhar no período de reabilitação, pode ser encaminhada para a aposentadoria por invalidez pelos profissionais da reabilitação profissional, isso, com uma avaliação completa, realizada por uma equipe técnica profissional e não apenas por um médico perito. Foram abordados aindas as questões do assédio ao trabalhador que convive com doença crônica, direitos trabalhistas e acesso ao Home Care.

Hoje no Dia Mundial da E.M, a ABEM realizou um almoço especial, aberto à todos em especial aos pacientes associados, com presença do grupo Falamansa e do Deputado Netinho de Paula, registrando mensagens de apoio com a #‎strongerthanms‬ para o site da World MS Day. As atividades da ABEM podem ser consultadas em seu site: www.abem.org.br e na Fanpage: https://www.facebook.com/oficialabem?fref=ts

Vários eventos acontecem ainda essa semana, entre eles:

IX Simpósio de Esclerose Múltipla do Alto Tietê, aborda tratamento no SUS 

GATEM-Simposio-2015O Grupo Alto Tietê de Portadores Esclerose Múltipla (Gatem) realiza neste sábado, 30 de Maio das 9 às 17 horas, o IX Simpósio de Esclerose Múltipla do Alto Tietê, trazendo o tema “Do advento dos imunomoduladores aos novos medicamentos, tudo que você precisa saber”, com a presença da Dra. Maria Inez Gadelha, da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, explicando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Múltipla, e a Conselheira Nacional de Saúde, Cleusa Miguel falando sobre o Esclerose Múltipla e Movimento pelo Brasil, este ano pela primeira vez, fará a abertura do evento o prefeito de Mogi das Cruzes, Dr.Marcos Aurélio Bertaiolli.

O evento acontece na Universidade Braz Cubas (UBC), com expectativa de receber cerca de 200 pessoas, a participação é gratuita, mediante inscrição no site www.gatem.com.br, aos participantes será oferecido certificado e brunch.

Pedalada marca mês de conscientização mundial da esclerose múltipla

Pedalada marca mês de conscientização mundial da esclerose múltipla
Pedalada marca mês de conscientização mundial da esclerose múltipla

No sábado, 30 de maio, um passeio ciclístico na capital paulista marcará o mês de conscientização mundial sobre a esclerose múltipla. ​Organizada pela Associação Amigos Múltiplos da Esclerose (AME), a ação “Pedale por uma causa – Esclerose Múltipla” tem como objetivo chamar atenção para a doença que afeta 2,3 milhões1 de pessoas em todo o mundo. O percurso, de aproximadamente oito quilômetros, terá ponto de partida e chegada à Rua Colômbia, no Ginásio Antônio Prado Júnior, zona sul de São Paulo.

A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem.A inscrição é a partir de R$ 80,00 e pode ser feita online (bit.ly/pedale_por_uma_causa). O endereço e o percurso completo da prova também estão disponíveis em http://bit.ly/percurso_pedale_ame.

Convite encontro 30 05 2015 JPEG

Dia Munidal da Esclerose Múltipla Aflorem
A Aflorem convida para o encontro com amigos, familiares, pessoas com EM, profissionais e estudantes da área.
Data: 30 de Maio de 2015 das 14 às 17:30 horas.
Local: Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI) – Florianópolis
Contaremos com a presença de dois profissionais que irão orientar e responder dúvidas:
Dra. Vanessa Santin Signori – Advogada, direito médico e previdenciário.
Dr. Professor Fábio Perin – Neuropsicólogo

Informações: www.aflorem.com.br 

Estamos organizando uma sequência de matérias especiais sobre Esclerose Múltipla que será públicada nos próximos dias.

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Cartilha IDEC: Medicamento um Direito Essencial

No Brasil, não são todos os cidadãos que, diante de um problema de saúde, conseguem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes