Home / Notícias / Dia Nacional de Combate à Tuberculose: Tudo sobre a doença que registra mais de 70 mil casos por ano

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: Tudo sobre a doença que registra mais de 70 mil casos por ano

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, são registrados cerca de 70 mil novos casos de tuberculose no País por ano, maior que a incidência de câncer de mama ou próstata, e 4,5 mil mortes, em decorrência da doença. Já o Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que quase 1,7 milhão de pessoas perderam a vida por causa da bactéria, demonstrando que um terço dos casos de todo continente americano acontecem no Brasil.

Em São Paulo, de acordo com o último levantamento publicado no site da Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo, divulgado em outubro deste ano, o número de novos casos registrados aumentou para quase 4.600.

“Por medo e desinformação sobre a doença, muitas pessoas evitam o contato e isolam o doente, porém quem precisa ser evitado é o bacilo. Se a pessoa segue o tratamento até o final contribui para quebrar a corrente de transmissão da doença”, explica o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Laboratório e Imagem, que integra a Dasa.

A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis e afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins, gânglios e pleura (membrana que envolve os pulmões).

Principais sintomas
– Tosse constante, se durar três semanas;
– Sudorese noturna;
– Tosse com secreção (pus ou sangue);
– Fraqueza e cansaço excessivos;
– Febre vespertina e a perda rápida de peso;
– Dificuldade de respirar, e outras complicações pulmonares.

Diagnóstico
Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor. O diagnóstico é realizado por meio da visualização do bacilo da tuberculose no escarro ou pela detecção do material genético do bacilo da tuberculose neste mesmo material. Esta metodologia é hoje recomendada pela OMS para o diagnóstico mais rápido e precoce da doença. Outro exame que pode ser realizado no sangue, o Quantiferon é o mais indicado para diagnosticar contactantes de pessoas com tuberculose, que podem ter a doença na forma latente, ou seja, que ainda não apresentam sintomas da doença.

Tratamento
O tratamento dura, no mínimo, seis meses, e consiste em tomar medicamentos específicos, mediante recomendação médica. É fundamental obedecer a duração e o regime de tratamento sem interrupção para evitar a transmissão e agravamento, pois a melhora nas primeiras semanas ou meses de tratamento não é suficiente.

Transmissão
A doença pode ser transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar a bactéria. Importante lembrar que não é transmitido com o compartilhamento de roupas, copos, talheres e outros objetos.

Prevenção
As crianças com até cinco anos devem ser vacinadas com a BCG que protege contra formas graves da doença: a tuberculose miliar e a meníngea. A prevenção também acontece por meio de hábitos simples como manter ambientes bem ventilados e com a entrada de luz solar. Proteger a boca com um lenço de papel ou mesmo com o braço ao tossir também evita a disseminação aérea do bacilo por pessoas infectadas.

Para mais informações sobre o tema, sugerimos o infectologista do Lavoisier, Alberto Chebabo, que reforça “pessoas que tiveram contato com alguém que tem ou teve tuberculose, devem procurar um especialista para se informar e investigar a doença. O diagnóstico precoce previne e ajuda no combate à transmissão da bactéria.”

Sobre o Lavoisier
Com mais de 60 anos de tradição, o Lavoisier Laboratório e Imagem, laboratório da Dasa, oferece conveniência e segurança na qualidade de exames em mais de 100 unidades na Grande São Paulo. Para contribuir com a melhoria da saúde da qualidade de vida a todas as camadas da população, possui o programa Lavoisier Popular, que proporciona atendimento assertivo a preços acessíveis com facilidades de pagamento.

Em 2018, o centro diagnóstico foi considerado o melhor laboratório de São Paulo pelo quarto ano consecutivo, de acordo com a pesquisa “O Melhor de São Paulo Serviços”, promovida pelo Datafolha.

No Lavoisier também é possível realizar exames de genética de última geração pela GeneOne, marca de medicina genética do Grupo Dasa, que oferece testes para diagnóstico de pré-disposição para síndromes relacionadas com câncer (oncogenética), doenças raras, neurogenética e do coração (cardiogenéticas). Para outras informações acesse: www.lavoisier.com.br

Outras informações:

Bowler

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes