Home / Notícias / Dispositivo visa detectar doenças pelo hálito

Dispositivo visa detectar doenças pelo hálito

O olfato é um dos sentidos mais importantes para um médico. Através dele, é possível ter indícios da saúde do paciente. Odor de fruta na boca do paciente, por exemplo, pode sugerir diabetes, enquanto odor desagradável indica infecção das vias respiratórias.

No entanto, os médicos não podem confiar apenas no cheiro, já que muitas doenças não manifestam odores. Para lidar com essa limitação, o engenheiro químico Hossam Haick, do Technion Israel Institute of Technology, em Haifa, Israel, criou um dispositivo que, segundo ele, consegue detectar odores que o nariz humano não identifica.

A proposta de Haick não é nova. Já existem muitos diagnósticos feitos a base de odores, bem como cachorros com olfato treinado para detectar doenças como câncer. Porém, a maioria dessas abordagens serve para doenças específicas, e Haick pretende generalizar o processo.

Em um artigo publicado no jornal científico ACS Nano, ele e sua equipe apresentaram uma gama de eletrodos feitos de nanotubos de carbono (cilindros ocos feitos de átomos de carbono) e pequenas partículas de ouro. Cada um deles é coberto com películas orgânicas sensíveis a diferentes tipos de componentes, presentes no hálito de pessoas afetadas por 17 tipos de doença, que incluem mal de Parkinson, esclerose múltipla, câncer de bexiga, hipertensão pulmonar e doença de Crohn.

Quando detecta um dos odores específicos, a película reage através de uma resistência elétrica. Segundo a equipe de Haick, a combinação de reações das películas leva a um diagnóstico.

Para testar a invenção, Haick e sua equipe coletaram 2.808 amostras de hálito de 1.404 pacientes que sofriam de pelo menos uma das 17 doenças capazes de serem detectadas pelo dispositivo. O dispositivo obteve um percentual de 86% de acertos. A equipe planeja ajustes para aprimorar o desempenho do dispositivo.

Fonte: Opinião e Noticia

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes