Home / Notícias / Doenças do Fígado: Muito além da cirrose e hepatite

Doenças do Fígado: Muito além da cirrose e hepatite

Doença do fígado pouco conhecida e de diagnóstico específico pode levar à cirrose

Quando o assunto é doença hepática, quais as enfermidades mais conhecidas? Certamente se pensa primeiro na cirrose e na hepatite. Porém, o que pouco se sabe é que o órgão pode ser acometido por doenças autoimunes caracterizadas pela destruição progressiva dos canais biliares do fígado, chamadas de Colangite Biliar Primária (CBP) e Colangite Esclerosante Primária (CEP), e essas doenças têm algo em comum: a dificuldade no seu diagnóstico por falta de informação e conhecimento.

“A CBP tem sintomas que não são geralmente atribuídos a doenças hepáticas, tais como prurido (coceira) e fadiga excessiva, olhos e boca secos e dores articulares, fazendo com que o seu diagnóstico seja facilmente confundido com outras doenças. Isso dificulta seu tratamento precoce, que retarda a progressão da doença para cirrose e falência hepática com necessidade de transplante”, explica o hepatologista Dr. Paulo L. Bittencourt.

A dificuldade está no diagnóstico correto. Segundo o médico, a doença e seus sintomas são tratados habitualmente de forma inadequada, permitindo que a CBP progrida com impacto negativo na sobrevida e na qualidade de vida do paciente. Além disso, esses sintomas podem persistir por meses ou anos sem que o paciente receba um diagnóstico definitivo. O especialista recomenda para mais esclarecimentos a leitura da cartilha CBP dirigida para o público em geral da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) no site www.tudosobreofigado.com.br ou no blog www.colangitebiliarprimaria.com.br.

As outras doenças do fígado

O fígado pode também ser acometido, entre outras causas, pelas hepatites virais, alcoólica, pelo uso de medicamentos, chás, e substâncias fitoterápicas e esteatohepatite do paciente obeso e/ou diabético. Estas doenças podem provocar cirrose, que por sua vez, é o estágio final de qualquer doença hepática. Um dos erros mais comuns em relação à cirrose é associá-la exclusivamente à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. “Este fator está relacionado a 11% das indicações de transplante de fígado por cirrose no Brasil”, explica o especialista. Segundo o Dr. Paulo, as causas principais de falência hepática requerendo transplante são hepatites virais e as doenças metabólicas, autoimunes e colestáticas, incluindo a CBP.

“É preciso lembrar que a maioria das doenças hepáticas são silenciosas ou não tem sintomas específicos e, por isso, muitas vezes seu diagnóstico precoce é difícil ou muitas vezes negligenciado pelo paciente”.

Informações para Imprensa

Fundamento RP

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes