Home / Encontro 2013 / Dr. Google “veio para ficar em nosso dia a dia”

Dr. Google “veio para ficar em nosso dia a dia”

²Dr Google é positivo ou negativo? Não importa, ele é real²
Release da Palestra proferida no I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde.

A dermatologista, colaboradora no Blog do Einstein e do blog Meu filho com câncer, Dra. Cristiane Benvenuto Andrade, palestrou sobre: Dr. Google “veio para ficar em nosso dia-a-dia”
Após sua vivencia  como médica, a Dra. Cristiane passou umas das experiências mais difíceis de sua vida, quando seu filho foi diagnosticado com uma doença chamada Retinoblastoma. Nesse momento, sua atitude foi igual aos demais pacientes, se dirigiu  ao Dr. Google e ficou transtornada com o resultado das imagens. Mas mesmo assim foi buscar os depoimentos de outras mães, declara Cristiane. Hoje a foto de seu filho faz parte daquela galeria de fotos, que antes causou espanto, por causa do blog que passou a escrever.
Hoje há uma grande facilidade de se obter informação, mas há quem diga que o excesso de informação pode ser ruim. A doutora informa existem formas seguras de navegar. Como:

Verificar se as fontes são confiáveis. Geralmente os sites de governo são sérios, dignos de confiança. Uma pesquisa norte americana publicou que nove em dez pessoas que procuram informação na internet . Mas quatro em nove realmente  pesquisam as fontes para saber se realmente essas informações são confiáveis ou condiz com a realidade.

É importante que seja analisado que está escrevendo essas informações. É o governo, são profissionais de saúde, lembrando que ninguém é neutro,  alerta Dra. Cristiane. Deve ser observado quais são as intenções de quem escreve e do seu viés.

No caso de blog, deve pesquisar o que o levou o autor a escrever sobre determinado assunto, independente se ele é ou não da área da saúde. Blogs são ótimos para troca de experiencias porém, procedimentos médicos não podem ser usados, ninguém pode receitar“, descreve Cristiane. O blogueiro vai ser lido e deve estar claro para quem está lendo o que levou a determinadas conclusões.

A data da publicação também merece nossa atenção, pois a medicina tem avançado muito, portando a responsabilidade dos blogueiros  em buscar informações atualizadas, observando se há coerência.
O blogueiro deve atentar paras as receitas chamadas “milagrosas”, ou produtos ditos naturais, que devem conter o selo da Anvisa. Outro alerta para os ativistas da saúde é em relação aos anúncios, que muitas vezes podem aparecer sem permissão. É necessário ter em mente que que todas as informações postadas no blog são de responsabilidade do administrador.

As dúvidas sobre essa palestra podem ser enviadas através do formulário online: 

https://www.blogueirosdasaude.org.br/2013/06/perguntas-ao-palestrante.html

Conheça um pouco mais sobre a nossa parceira palestrante:

Parceiros do Departamento de Mídias Sociais do Hospital Israelita Albert Einstein
Dra. Cristiane Benvenuto Andrade

  • Médica Dermatologista, apaixonada pelo universo digital e fã da Medicina Corpo e Mente. Mãe e blogueira, escreve o blog www.meufilhocomcancer.wordpress.com onde escreve sobre sua experiência com a doença do filho e o www.dracrisb.com.br onde escreve sobre pele, saúde e bem estar.
  • Faz parte do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Fez Medicina e Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Foi Fellow por dois anos do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, onde trabalhou com cânceres da pele e nos cuidados com a pele do paciente com câncer.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

O que você precisa saber sobre “Avaliação de Tecnologias em Saúde”

Palestra proferida pelo Dr. Otávio Clark, da Evidência Credibilidade Cientifica, no I Encontro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes