Home / Notícias / Entenda o que é, sintomas e prevenção da hepatite C

Entenda o que é, sintomas e prevenção da hepatite C

Hepatite C é causada pelo vírus HCV. A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crônica possa levar à fibrose do fígado, que pode evoluir à cirrose, que normalmente se manifestará depois de muitos anos e, por fim, ao câncer de fígado. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite C representa 75% das mortes por hepatites virais no país.

Transmissão
A doença é transmitida pelo sangue. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ter a doença. Hoje, há um rigoroso controle de qualidade dos bancos de sangue, tornando mínimo o risco de adquirir a doença em transfusões.

Sintomas
O surgimento de sintomas é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de sorologias específicas ou de teste rápido. O resultado do teste rápido sai em 30 minutos por meio de uma gota de sangue. Caso seja reagente, necessita de testes sorológicos para confirmação.

Tratamento
Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. O tratamento para hepatite C está disponível gratuitamente no SUS.

Prevenção
Não há vacina contra a hepatite C. Por isso, o melhor método é a prevenção. As indicações são: não compartilhar escovas de dente, lâminas, tesouras e outros objetos de uso pessoal, além de seringas e instrumentos de consumo de drogas injetáveis/inaláveis. Incentiva-se também o uso de instrumentos próprios de manicure/pedicure ou a correta esterilização desses materiais.

Fonte: Dive/SC

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mais da metade dos cânceres no Brasil são detectados em fase avançada

O câncer já é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas