Home / Notícias / Equipe dos EUA anuncia nome do remédio experimental usado para tratar ebola

Equipe dos EUA anuncia nome do remédio experimental usado para tratar ebola

ebola4A equipe médica de Rick Sacra, o médico com ebola internado em um hospital de Omaha em Nebraska, nos Estados Unidos, confirmou nesta segunda-feira (23) que utilizaram o remédio experimental TCM-Ebola para tratar o paciente.

A Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou recentemente o uso do remédio, produzido pela corporação farmacêutica Tekmira, que pode ajudar a evitar que o vírus se replique no corpo.

“Apesar de a FDA ter liberado recentemente a Tekmira a fornecer TCM-Ebola para tratar pacientes com o vírus do ebola com protocolos mais amplos, ainda há poucas doses do remédio”, declarou Phil Smith, diretor médico da unidade especial do Centro Médico de Nebraska na qual o paciente recebe tratamento há mais de duas semanas.

Além de TCM-Ebola, Sacra recebeu recentemente uma transfusão de sangue de Kent Brantly, o outro paciente com ebola tratado nos Estados Unidos que se recuperou da doença mortal.

O médico Kent Brantly, de 33 anos, e a enfermeira Nancy Writebol, de 59 anos, ambos missionários que se pegaram o vírus enquanto trabalhavam em um centro médico na Libéria, receberam tratamento com o soro experimental ZMapp, nunca antes usado em humanos.

Apesar de os médicos terem indicado que se deve ter cautela ao declarar um remédio experimental como uma “fórmula mágica”, assinalaram que é possível que o acesso a tratamentos tenha sido, em parte, responsável da melhora de Sacra.

“Não sabemos se foi o sistema imunológico do doutor Sacra, o tratamento de apoio que recebeu, a transfusão de sangue do doutor Brantly, o TCM-Ebola ou uma combinação de todos os fatores que ajudou na recuperação”, disse Angela Hewlett, subdiretora da unidade especial na qual tratam Sacra.

“O que importa é que juntamos todos os recursos de tratamento e continuaremos estudando o que é mais efetivo para tratar o vírus”, acrescentou.

A equipe médica assinalou que a condição de Sacra continua melhorando e que o paciente deve receber alta em breve.

Os protocolos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estabelecem que um paciente com ebola tenha dois testes de sangue com resultado negativo em um período de 24 horas para ser declarado curado da doença.

 

FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/efe/2014/09/23/equipe-dos-eua-anuncia-nome-do-remedio-experimental-usado-para-tratar-ebola.htm

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes