Home / Notícias / Escola de Saúde Pública forma mais cem agentes comunitários de saúde

Escola de Saúde Pública forma mais cem agentes comunitários de saúde

GD_20140924185402agentesA Escola Estadual de Saúde Pública (ESP/RS) realizou nesta quarta-feira (24) a formatura de 104 agentes comunitários de saúde do município de Porto Alegre no Curso de Qualificação de Agentes de Saúde do Rio Grande do Sul. O curso, de 400 horas/aula e com um total de quatro turmas, iniciou-se em setembro de 2013 e terminou em julho deste ano. No ano passado, foram formados cem agentes e, para 2015, estão previstas mais quatro turmas com cem pessoas.
Segundo a diretora da ESP, Waleska Pereira, o curso tem por objetivo qualificar agentes comunitários de saúde para atuarem junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades.
Presente à cerimônia, a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, afirmou que havia uma dívida do Estado para com os agentes comunitários. “Quando assumimos o governo, em qualquer reunião que íamos, na Escola de Saúde Pública ou nas Coordenadorias Regionais de Saúde, este assunto não saía da pauta. Estar nesta formatura significa que conseguimos encontrar os caminhos para viabilizar 400 horas de curso, que é maior do que uma especialização. Conseguimos fechar um ciclo virtuoso nesta gestão e esperamos que esses caminhos não sejam fechados”, disse Sandra Fagundes.
Um dos formandos, Valmir Lauter Padilha, agente comunitário do Campo da Tuca, disse que foi fundamental ter aproveitado a oportunidade. “Trabalho há dois anos e nunca tinha tido uma capacitação. Este curso foi ótimo, vou aproveitar a experiência que tive no meu dia a dia”. Cristiane Teixeira, que trabalha no Morro da Cruz, considerou que os oito meses de curso, uma vez por semana, foram cansativos mas valeram a pena, pois o que aprendeu será aproveitado no trabalho. “Foi puxado, porque tive que abrir mão de muitas coisas, mas as aulas foram ótimas”. Já Tayane da Fontoura, do bairro Glória, destacou que terá a chance de compartilhar seu aprendizado com os colegas.

FONTE: http://www.rs.gov.br/conteudo/204676/escola-de-saude-publica-forma-mais-cem-agentes-comunitarios-de-saude

FOTO: Gabriele Rocha

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes