Home / Notícias / EUA analisam proibir venda de produtos homeopáticos

EUA analisam proibir venda de produtos homeopáticos

Os Estados Unidos anunciaram que vão barrar alguns produtos homeopáticos vendidos como medicamentos principalmente os indicados para doenças e condições graves que não conseguem comprovar sua eficácia.

Segundo o Food And Drug Administration (FDA), órgão que controla medicamentos no país, alguns produtos homeopáticos são comercializados para uma série de condições (do resfriado ao câncer) sem testes que comprovem sua eficácia.

Em nota, a FDA deu a explicação para a medida: “Em muitos casos, as pessoas estão depositando sua confiança e dinheiro em terapias que podem trazer pouco ou nenhum benefício na luta contra doenças graves. Nós respeitamos as pessoas que desejam utilizar tratamentos alternativos, mas temos a responsabilidade de proteger o público”, explica.

A decisão ainda está sendo analisada para ver quais serão os produtos exatamente a serem retirados do mercado. Além dos usados para tratar doenças graves, também deverão ter circulação eliminada os que contêm ingredientes potencialmente nocivos.

O órgão explica ainda que, os produtos homeopáticos são preparados a partir de uma variedade de fontes, incluindo plantas, minerais, produtos químicos e excreções e secreções humanas e de animais, e por isso, requerem uma análise muito maior sobre sua procedência e eficácia.

Produtos com indicação pediátrica também estarão na mira do FDA, como os derivados da planta “belladona”, que contém elementos tóxicos para o organismo. Produtos com a planta são indicados para doenças reumáticas. Ela também é usada no Parkinson, na asma e como calmante.

Os produtos homeopáticos rendem bilhões ao mercado. Só na última década foram $3 bilhões. Normalmente vendidos em farmácias, lojas de varejo e on-line, o mercado cresceu e isso chamou atenção do órgão. “Os produtos podem trazer riscos à saúde — e, por isso, uma regulamentação mais forte se faz necessária, diz a agência.

Fonte: https://gazetanews.com/eua-analisam-proibir-venda-de-produtos-homeopaticos/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes