Home / Notícias / Exercícios intensos fortalecem sistema imunológico, diz estudo inédito

Exercícios intensos fortalecem sistema imunológico, diz estudo inédito

Você já deve ter ouvido por aí que fazer exercícios intensos, como correr uma maratona, pode deixá-la mais predisposta a pegar infecções. Mas um novo estudo mostra o contrário e defende que, na verdade, atividades vigorosas aumentam a proteção imunológica do organismo, reforçando a defesa contra doenças.

Para a pesquisa, cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, revisaram artigos publicados nos anos 1980. Na época, após analisarem corredores da Maratona de Los Angeles, nos Estados Unidos, estudos constataram a relação negativa entre exercícios e a imunidade, já que muitos dos atletas ficaram doentes nos dias seguintes à prova.

A explicação seria o fato de que as células do sistema imune sofrem duas alterações importantes durante o exercício: no começo, elas podem se multiplicar em até 10 vezes na corrente sanguínea, especialmente as que defendem infecções; depois do esforço físico, porém, sofrem uma queda brusca, supostamente deixando as defesas do corpo defasadas.

Mas o novo estudo mostra que a realidade não é bem assim: as células imunológicas não são completamente exterminadas, apenas mudam de lugar, saindo de veias e artérias e concentrando-se em órgãos que precisam de proteção, como os pulmões.

Desse modo, considerando todos os benefícios da atividade física à saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes, os autores concluem que não se deve evitar a prática por medo de prejudicar o sistema imunológico. Além disso, existem outras situações em que o risco de pegar uma infecção é muito maior, como ficar em lugares fechados com grande concentração de pessoas, ter hábitos alimentares que não são saudáveis e conviver com o stress.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/exercicios-intensos-fortalecem-sistema-imunologico-diz-estudo-inedito/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes