Home / Notícias / Frente Democrática em Defesa do SUS denuncia movimento orquestrado para desregulamentar o Sistema Único de Saúde

Frente Democrática em Defesa do SUS denuncia movimento orquestrado para desregulamentar o Sistema Único de Saúde

Ato de protesto, às 11h30, terá macas e cadeiras de rodas abandonadas no meio da rua, com figurantes no papel de pacientes, simbolizando o descaso público com a assistência. Médicos, demais profissionais de saúde e lideranças políticas promoverão revoada de 1.000 balões pretos, em sinal de luto

Em 16 de outubro, a partir das 9h, a Câmara Municipal de São Paulo, por intermédio do gabinete do vereador Gilberto Natalini, será palco de reunião de emergência da Frente Democrática em Defesa do SUS. Com a participação de entidades médicas, como a Associação Paulista de Medicina e o Sindicato dos Médicos de São Paulo, de conselhos profissionais da saúde, sociedades de especialidades, movimentos populares e lideranças políticas, será realizado um balanço da situação crítica do Sistema Único de Saúde, e do agravamento de problemas como a falta de acesso a consultas e procedimentos, filas intermináveis, prontos socorros abarrotados e hospitais funcionando precariamente. Ainda ocorrerá a divulgação de uma carta aberta aos brasileiros sobre seguidas tentativas orquestradas com o intuito de desregulamentar o SUS.

Ao término da plenária, será realizado ato público à frente da Câmara Municipal. Manifestantes ocuparão uma das vias do Viaduto Jacareí, para a realização de performance-denúncia das condições sub-humanas a que cidadãos são expostos em diversas unidades de saúde Brasil afora.

Tendo figurantes no papel de pacientes, macas e cadeiras de rodas serão abandonadas no meio da rua, simbolizando o descaso do poder público com a assistência. Médicos, profissionais de diversos conselhos e parlamentares empunharão faixas de protesto e haverá, como fechamento, a revoada de 1.000 balões pretos, com a inscrição SOS SUS, em sinal de luto à ausência de políticas consistentes, ao subfinanciamento e às iniciativas que buscam desmantelar o Sistema Único de Saúde.

Reunião de Emergência da Frente Democrática em Defesa do SUS
Data
: 16 de outubro
Horário: a partir das 9h
Local: Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100

Ato público
Data
: 16 de outubro
Horário: 11h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100

** Participam da Frente
APM (Associação Paulista de Medicina)
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
ABEn (Associação Brasileira Enfermagem Seção São Paulo)
ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas)
APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas)
SIND HOSFIL – O Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo
CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”
Instituto de Câncer dr. Arnaldo
SIMESP (Sindicato dos Médicos de São Paulo)
Fórum das Organizações Sociais de Saúde
Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)

Sobre Priscila Torres

mm

O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR.
Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social “Jornalismo” na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Conselho Federal de Medicina agiliza diagnóstico de morte encefálica

Os critérios para diagnóstico de morte encefálica foram alterados nesta terça-feira, 12, pelo Conselho Federal …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas