Home / Notícias / Gestores serão capacitados para implantar Ouvidoria SUS nos municípios

Gestores serão capacitados para implantar Ouvidoria SUS nos municípios

A implantação e implementação do Serviço de Ouvidoria em instituições prestadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) é tema da oficina que acontece na terça-feira (29), sob o comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento, que reunirá representantes dos 102 municípios alagoanos, vai acontecer às 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), localizado no bairro Farol, em Maceió.

A capacitação será voltada para os profissionais que atuam em unidades que prestam serviços ao SUS no Estado, orientando os que já possuem Ouvidoria e mostrando sua importância aos que ainda não possuem o serviço. A gerente da Ouvidoria SUS de Alagoas, Janaílma Azevedo, destacou que é necessária a participação de todos.

“Contamos com a presença dos gestores para que eles comprovem a importância da implantação da Ouvidoria SUS em seus municípios. O SUS se constrói com a participação coletiva e a Ouvidoria representa uma ferramenta de controle social e aprimoramento das ações executadas pela gestão”, salientou Janaílma Azevedo.

Além de temas sobre a Ouvidoria, os participantes irão conhecer o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), implantado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), e que funciona na Ouvidoria do SUS da Sesau.

“Durante a capacitação vamos apresentar o SIC, que surgiu após a criação da Lei de Acesso à Informação, onde são repassadas informações de direito público”, frisou a ouvidora do SUS em Alagoas.

Num segundo momento, Bruna Cansanção, superintendente de Correição e Ouvidoria, da Controladoria Geral do Estado, irá falar sobre a Lei de Acesso à Informação/Transparência Pública e Serviço de Informação ao Cidadão. À tarde, serão feitas as apresentações sobre as Ouvidorias SUS Alagoas, SUS Municipal e Hospitalar e a oficina será encerrada com um debate.

Fonte: Agência Alagoas

Sobre Priscila Torres

mm

O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR.
Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social “Jornalismo” na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Conselho Federal de Medicina agiliza diagnóstico de morte encefálica

Os critérios para diagnóstico de morte encefálica foram alterados nesta terça-feira, 12, pelo Conselho Federal …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas