Home / Notícias / Google testa consultas com médicos via videoconferência

Google testa consultas com médicos via videoconferência

google-testeO Google começou a testar consultas a médicos via bate-papo para quem busca na internet por sintomas de doenças. O novo serviço foi notado por um usuário do fórum de discussão on-line Reddit, que publicou nesta sexta-feira (10) uma imagem de como a opção surge na ferramenta de busca da empresa.

Em seu smartphone Android, o indivíduo buscava informações para “dores de joelho” (knee pain) na página de busca móvel do Google. Na lista de resultados, surgiu a sugestão: “Fale com um doutor agora” (Talk with a doctor now).

Ao clicar no ícone, o sujeito não foi direcionado a um bate-papo mas foi apresentado a ele uma caixa de informações, o que sugere que a forma mais adequada de conectar usuários e médicos reais ainda está sendo arquitetada pelo Google. Não há informações sobre se os testes são conduzidos apenas para buscas realizadas nos Estados Unidos ou se são feitos também em outros países.

Nesses informativos, o Google informa que “baseado na sua pesquisa, nós acreditamos que você está tentando uma situação médica”. “Aqui você pode encontrar provedores de cuidados médicos, a quem você pode consultar via chat de vídeo”, continua a empresa.

Ao site “Engadget”, o Google confirmou que a iniciativa irá funcionar nos moldes dos Helpouts, vídeos gravados por usuários que ensinar desde a trocar pneus de bicicleta a como tocar guitarra. Apesar de ainda não haver maiores informações, as mensagens exibidas pelo Google dão a entender que o serviço será pago. “Todas os custos das visitas serão cobertos pelo Google durante esse teste limitado”, afirma a empresa no informativo.

Ao site “Gizmodo”, o Google informa que a iniciativa visa facilitar a entrega de informações sobre saúde. “Quando você está pesquisando informações básicas de saúde –desde condições como insônia ou intoxicação alimentar –nosso objetivo é abastecer você com as informações disponíveis que mais o ajudem. Nós estamos testando essa nova ferramenta para ver se é útil às pessoas.”

 

FONTE: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/10/google-testa-consultas-com-medicos-videoconferencia.html

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes