Home / Sem categoria / Hábitos Digitais dos Pacientes

Hábitos Digitais dos Pacientes

Hábitos Digitais dos Pacientes

O uso da internet por pacientes é uma realidade em expansão em todo o mundo. O número de buscas realizadas para esclarecer dúvidas com relação à saúde não para de crescer ano a ano.
O respeitado instituto americano Pew Internet & American Life Project tem cumprido um papel importante no mapeamento dessa tendência, através do monitoramento do comportamento digital do paciente americano.
Um belo exemplo disso é a pesquisa Health Online 2013 , que foi publicada no início do ano e que revela alguns dados importantes.
Uma primeira notícia é o fato de que – durante o ano passado – 35% da população americana utilizou a internet em busca de diagnóstico para um problema de saúde, sendo que desse grupo 46% concluíram ser necessário procurar por um médico após a busca online.
Uma curiosidade sobre esse dado é a evidência de que a internet está aproximando as pessoas dos profissionais de saúde. Não fosse por algo que leram na rede talvez tivessem negligenciado a importância de algum sintoma e tivessem retardado a decisão de conversar com um especialista.
Um fato que coloca em xeque a opinião de muitos observadores de que a internet afasta as pessoas dos médicos colocando em risco sua própria saúde.
Outra informação relevante revelada pelo estudo diz respeito ao fato de que quando perguntados sobre a opinião do médico acerca da informação que haviam pesquisado previamente na internet, a grande maioria declarou que não houve discrepância entre o diagnóstico feito online e o obtido de forma presencial.
Essa é outra informação importante porque a busca de informações online sempre intrigou os críticos por acreditar-se que leigos não tem habilidade para filtrar as informações recebidas num site, dada a vastidão de informações recebidas na rede. Novamente temos um indício de que isso não ocorre exatamente dessa forma.
Na cultura digital estamos todos nos exercitando a realizar – diariamente e de forma inconsciente – o filtro do conteúdo recebido de diversas fontes. Com assuntos ligados a saúde isso não seria diferente. Os blogueiros de saúde tem um papel fundamental nesse processo .
Tendências a parte o que podemos afirmar com exatidão é que o cidadão comum sempre buscou respostas para seus problemas de saúde em casa, lendo enciclopédias e outras fontes de informação, incluindo aí amigos, parentes e até pacientes que já enfrentaram situações semelhantes.
Nesse começo de milênio as pessoas estão incorporado definitivamente a internet a esse kit de primeiros socorros.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Live: A importância da manutenção regular do tratamento do câncer de mama no Brasil

Medicamentos Biológicos e Biossimilares na Oncologia, intercambialidade na visão do oncologista e a importância da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes