Home / Notícias / Infertilidade masculina: a idade do homem também interfere nas chances de gravidez

Infertilidade masculina: a idade do homem também interfere nas chances de gravidez

Até pouco tempo, acreditava-se que a idade do homem não interferiria nas chances de gravidez do casal, mas novos estudos apontam que o envelhecimento masculino também pode ser causa de infertilidade

A infertilidade masculina não tem uma causa específica, podendo ter ligação com herança genética, ser ocasionada por uma única doença, decorrente de problemas de saúde, como diabetes ou estar relacionada ainda a maus hábitos de vida, como tabagismo, uso de drogas e anabolizantes, sedentarismo, exercícios físicos em excesso, obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má alimentação.

O que muitos não sabem, ou pelo menos não sabiam até pouco tempo atrás, é que a idade do homem também influencia na questão de fertilidade.

Apesar de o homem produzir espermatozoides pela vida toda, estudos têm mostrado que a idade avançada pode afetar na qualidade e na quantidade deles, mesmo que em níveis menores do que afeta as mulheres. As mudanças hormonais que acompanham a idade são fatores que também podem influenciar a taxa de fertilidade, assim como ocasionar alterações genéticas dos espermatozoides.

“Antigamente, acreditava-se que a paternidade não influenciaria nas chances de um casal ter filhos, mas hoje sabe-se que o envelhecimento do homem começa a comprometer o DNA dos espermatozoides”, afirma o Dr. Pedro Ivo Ravizzini, urologista da Genics Medicina Reprodutiva, membro internacional da American Urological Association.

Segundo um estudo apresentado pelo professor John Aitken, da Universidade de Newcastle, Austrália, no 34º Congresso Europeu de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE2018), realizado em julho deste ano, há uma queda progressiva na fertilidade do homem a partir dos 35 anos de idade, além de aumentar, consideravelmente, a incidência de aborto.

Qual especialista procurar e que exames fazer?

Ao desconfiar de um problema de infertilidade, o homem deve procurar um médico especialista em reprodução humana para uma avaliação. Entre os exames que podem ser solicitados está o espermograma.

O exame de espermograma avalia a qualidade, a quantidade e a ausência de espermatozoides no sêmen, doenças que impedem a saída dos espermatozoides, problemas nos testículos, disfunções hormonais, entre outros.

Caso o exame aponte ausência de espermatozoides, chamada de azoospermia, um novo exame deve ser realizado para confirmação do diagnóstico. Isso porque pode realmente haver essa ausência total de espermatozoides ou uma produção mínima incapaz de sair pela ejaculação, ou ainda pode haver obstrução do canal por onde sai o sêmen.

Quanto antes o exame for realizado, melhor. O diagnóstico correto permite o início do tratamento mais adequado, antes que a fertilidade seja ainda mais afetada.

O exame físico da bolsa testicular também pode ser solicitado, caso o especialista suspeite de varicocele, doença que acomete os vasos testiculares, uma das principais causas de redução do potencial fértil dos homens.

Para esse e outros assuntos sobre saúde masculina, sugiro o Dr. Pedro Ivo Ravizzini, urologista da Genics Medicina Reprodutiva.

O Dr. Philip Wolff, especialista em biotecnologia e diretor técnico dos laboratórios de andrologia, embriologia e criopreservação da Genics, esteve presente no 34º Congresso Europeu de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE2018) e também tem dados interessantes e atuais sobre este e outros assuntos ligados à reprodução humana.

Sobre a Genics Medicina Reprodutiva

Com apenas oito anos de existência, a Genics Medicina Reprodutiva tornou-se referência em tratamentos para casais que apresentam dificuldades para engravidar. Visando o desenvolvimento contínuo e aplicação das melhores técnicas e práticas em reprodução humana, a Genics oferece diversos tratamentos modernos, com profissionais altamente qualificados e credenciados como especialistas em sociedades médicas brasileiras. Fertilização In Vitro, congelamento de óvulos, embriões e espermatozoides, inseminação ultra-uterina e tratamentos em pacientes oncológicos, com HIV ou portadores de necessidades especiais são alguns dos procedimentos adotados pela Genics. Afinal, a grande missão da Genics é ultrapassar e vencer as expectativas em relação às dificuldades da concepção, por meio de atendimento eficiente, diferenciado e humanizado.

Conte com os profissionais da Genics para pautas sobre reprodução humana e qualquer assunto pertinente às tentativas de engravidar com êxito. Além dos especialistas, podemos indicar casais que realizaram o sonho de ter filhos saudáveis, através de diferentes técnicas de reprodução humana.

Informações à imprensa:

Vanessa Moura

vanessa@vmaismcomunicacao.com.br

11- 99304 3632

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes