Home / Notícias / Já reparou quantas horas por dia você fica com o pescoço inclinado mexendo em um tablet ou celular?

Já reparou quantas horas por dia você fica com o pescoço inclinado mexendo em um tablet ou celular?

Cuidado, deixar a cabeça baixa por muito tempo sobrecarrega a coluna cervical e lombar e pode provocar complicações sérias de saúde

Os smartphones e tablets trouxeram entretenimento e informações em tempo real para a palma da mão. Mas as tecnologias desenvolvidas para facilitar o dia a dia, também aumentaram o sedentarismo e uma série de problemas ortopédicos.

De acordo com a coordenadora de fisioterapia do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvia da Cruz Serri, praticamente ninguém se preocupa com a postura quando usa um dispositivo móvel, nem percebe quanto tempo passa com o pescoço inclinado. “Os brasileiros ficam em média quatro horas por dia de cabeça baixa mexendo nos seus aparelhos eletrônicos e isso pode levar a alterações nas regiões cervical e lombar da coluna, provocando fortes dores nas costas, pescoço e cabeça” diz.

A especialista explica que o peso da cabeça triplica com a inclinação do corpo, podendo causar lesão por sobrecarga. “Em posição normal, a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 quilos, com a postura curvada para baixo o contrapeso pode atingir até 15 quilos, sem a pessoa nem perceba”. Entre os traumatismos decorrentes, está a cefaleia cervicogênica, uma pressão intensa nas partes superior e posterior do pescoço que é facilmente confundida com dor de cabeça e enxaqueca.

Silvia Serri salienta que, dependendo do nível da tensão, as dores podem se estender aos braços, ombros, punhos e cotovelos. Há situações em que a pessoa repete tanto o movimento de digitação que provoca também tendinite.

A fisioterapeuta chama a atenção especial para as crianças. “Recente pesquisa publicada no The Spine Journal, apontou que o uso intenso e irregular desses aparelhos tem promovido problemas de hérnias de disco, principalmente, nas gerações mais jovens.

Para evitar problemas, a especialista aconselha sentar com a coluna reta e apoiar os braços, deixando o tablete ou telefone na altura dos olhos, além de limitar o tempo em frente da ‘telinha’. “Também é importante praticar exercícios e se alongar para aliviar a tensão no pescoço, fazendo o movimento de ‘sim’ e ‘não’ com a cabeça, por exemplo. Prestar atenção à postura, e passar por avaliação médica e acompanhamento com fisioterapeuta também podem ser necessários”, explica.

A fisioterapeuta salienta que o cuidado com a postura deve se estende aos computadores, notebook, videogames.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes