Home / Notícias / Legislação Municipal de esclerose múltipla completa um ano

Legislação Municipal de esclerose múltipla completa um ano

A legislação municipal de conscientização sobre a esclerose múltipla acaba de completar um ano. A data que lembra a doença – 30 de agosto – é comemorada em todo o mundo e tem o objetivo de orientar sobre o que é a esclerose e a importância de um diagnóstico rápido.

Claudio Miyake, autor do projeto de criação da lei, explica que a esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central dos pacientes. Ela pode se manifestar de diversas maneiras e o diagnóstico é clínico, feito por médicos de acordo com as queixas e sintomas dos pacientes. “A esclerose múltipla não tem cura, porém, é importante que o paciente tenha um diagnóstico rápido para ter mais qualidade de vida”, destaca.

Ainda, de acordo com Miyake, é importante que familiares e demais pessoas próximas ao portador entendam o que é a doença e suas consequências para apoiar o paciente de forma correta. “O Dia Municipal da Esclerose Múltipla é um símbolo importante de alerta para a conscientização sobre a doença”, destaca.

A Lei Municipal prevê que o Dia Municipal da Esclerose Múltipla tem como principal objetivo a promoção de ações educativas, preventivas, terapêuticas e legais relacionadas à doença, além de garantir a “democratização de informações sobre as técnicas e procedimentos existentes no tratamento da esclerose múltipla”.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil brasileiros são portadores de esclerose múltipla.

Fonte: O diário de Mogi

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Mais de 50 mil AVCs podem ser evitados por ano no Brasil – entenda como

Figurando há anos como uma das principais causas de morte no país, o acidente vascular …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas