Home / Notícias / Lentes de contato inteligentes poderiam auxiliar pacientes com pré-diabetes e monitorar os níveis de glicose

Lentes de contato inteligentes poderiam auxiliar pacientes com pré-diabetes e monitorar os níveis de glicose

O conceito de uma lente de contato inteligente não é exatamente novo. No entanto, muitas tecnologias emergentes de lentes inteligentes utilizam lentes que são caras e extremamente frágeis. Elas podem prejudicar a visão do usuário ou causar danos, além da medição de sinais dessas lentes muitas vezes necessitar de equipamentos volumosos. Agora, uma lente inteligente recém-desenvolvida poderia mudar tudo isso.

Em um estudo publicado na Science Advances, uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan (UNIST) e da Universidade de Sungkyunkwan detalham suas pesquisas sobre uma lente capaz de medir e monitorar níveis de glicose em lágrimas. Não é somente mais suave e mais fácil de usar do que outras lentes de contato inteligentes, também é a primeira lente de contato suave a usar um pixel de exibição para o monitoramento de glicose.

A equipe de pesquisadores incorporou três componentes principais em uma nanoestrutura flexível e transparente para criar essas lentes inteligentes e suaves, os três componentes são: sensores de glicose, circuitos de transferência de energia sem fio e pixels de exibição.

Os pixels acessam dados de detecção em tempo real, eliminando a necessidade de equipamentos externos para medir a glicose. A informação de glicose é exibida através do pixel LED. Quando o sistema detecta que os níveis de glicose cruzaram um determinado limite, o pixel LED na lente se desliga, alertando o usuário para o nível relativo.

Até agora, os pesquisadores testaram suas lentes de contato inteligentes em um olho de coelho e dizem que conseguiram controlar com sucesso os níveis de glicose do animal. Eles esperam que a lente possa eventualmente ser usada para monitorar a glicose em seres humanos. Isso poderia ser extremamente útil para pessoas com diabetes; além disso, também poderia ser usado para pesquisar a pré-diabetes, dando aos pacientes a vantagem na prevenção de diabetes e acompanhando sua saúde.

Este avanço drástico na tecnologia de lentes de contato inteligentes pode ser uma ferramenta médica padrão um dia, permitindo que as pessoas tomem conta da sua própria saúde, com habilidades de monitoramento confortáveis e fáceis de usar.

Além dos níveis de glicose, esse tipo de tecnologia poderia ser usado para monitorar outros biomarcadores, como pressão arterial, temperatura corporal ou colesterol. Isso poderia permitir que o usuário trabalhasse junto com seu médico para prevenir uma doença vascular, entender melhor seu risco de acidente vascular cerebral e muito mais.

Como as lentes inteligentes podem interagir com as lágrimas naturais do usuário, eles poderiam usar um dia para dosar drogas confortavelmente e diretamente.

As aplicações em potencial também não se limitam aos cuidados de saúde. A capacidade de integrar sensores confortavelmente em uma lente pode ser usada para avançar tecnologias de realidade virtual e aumentada.

Embora haja alguns passos entre os testes em coelhos e o lançamento de um produto utilizável para humanos, esta pesquisa nos aproxima de um futuro no qual as lentes de contato podem transformar nossas vidas.

Traduzido e adaptado de Futurism.

Fonte: https://climatologiageografica.com/lentes-de-contato-inteligentes-poderiam-auxiliar-pacientes-com-pre-diabetes-e-monitorar-os-niveis-de-glicose/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes