Home / Notícias / Medicamentos biológicos são uma promessa para tratar enfermidades complexas e sem cura

Medicamentos biológicos são uma promessa para tratar enfermidades complexas e sem cura

Entenda o que são, como são produzidos e as precauções com os remédios vivos
A ciência avança a ponto de questionar se a tese da seleção natural da espécie está minguando a cada passo dado por cientistas. A biotecnologia é um desses conceitos que parecem complicados e incompreensíveis aos leigos, mas que, cada vez mais, faz parte da realidade das pessoas e promete salvar a vida daqueles condenados pelo drama de enfermidades complexas.
Nesse cenário, os medicamentos biológicos estão na lista de drogas potentes, cujo processo de produção faz confundir o homem com Deus. Basicamente, prepara-se uma célula para produzir uma substância capaz de tratar com muito mais eficiência e, com alvo certo, doenças até então controladas com tratamentos limitados. Alguns desses medicamentos “vivos” são mais simples e já familiares, como as vacinas ou a insulina.
Outros, no entanto, são bem mais complexos e estão se desenvolvendo muito rapidamente com a promessa de revolucionar ainda mais a medicina. “Já temos biomedicamentos que tratam doenças graves, como o câncer e a atrite reumatoide, por exemplo. Para o futuro, a ideia é que se possam produzir mais proteínas que atinjam qualquer alvo que se queira”, explica o médico Valdair Pinto, consultor em medicina farmacêutica. Ou seja, a previsão é de que atuem cada vez mais sobre moléculas específicas do sistema imunológico, responsáveis por enfermidades sérias e ainda sem cura.

OsRemediosVivos
Fonte: Revista CB

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes