Home / Notícias / Médicos de hospital no RJ solucionam caso raro com ajuda de tecnologia clínica

Médicos de hospital no RJ solucionam caso raro com ajuda de tecnologia clínica

Paciente sofria com vômitos recorrentes, mas não apresentava anormalidades em exames. A partir de recomendação de solução UpToDate, médicos diagnosticaram síndrome.
Obter respostas rápidas no momento do atendimento médico é importante para uma tomada de decisão efetiva no dia a dia de um hospital. No caso do Hospital Quinta D’Or, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), os recursos de apoio à decisão clínica se tornaram indispensáveis e ajudaram a lidar com o caso de um paciente com síndrome dos vômitos cíclicos idiopáticos.
Segundo Eduardo Guilherme Sanchez, supervisor médico do hospital, o paciente era um jovem com recorrentes admissões hospitalares por vômitos, sem anormalidades relevantes nos exames complementares. Para solucionar o caso, os doutores recorreram ao UpToDate que sugeriu a conduta que permitiu detectar a síndrome.

Desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, empresa global em serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde, o recurso ajuda a solucionar a grande maioria dos casos clínicos e também auxilia naqueles de maior complexidade. “O UpToDate foi crucial para resolver este caso”, diz Sanchez.

De acordo com o supervisor médico, o recurso de suporte à decisão clínica melhora a efetividade clínica, por trazer precisão no diagnóstico e permitir a escolha de exames complementares adequados. A solução ainda ajuda a reduzir a variabilidade do atendimento. “É possível obter respostas rápidas na beira do leito, tanto em diagnósticos, como alternativas de tratamento, indicações terapêuticas, doses e medicamentos”, complementa.

O UpToDate é utilizado no Hospital Quinta D’Or em diversas áreas e especialidades médicas, tanto nas Unidades Abertas (quartos), Clínica Médica, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia, Oncologia, Hematologia, Infectologia, como UTIs e USI. Os médicos também fazem uso da versão mobile, que possibilita o uso imediato da ferramenta, em qualquer lugar e sem a necessidade de conexão com a Internet.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) alerta população sobre importância de diagnóstico precoce de doenças reumáticas

São mais de 120 doenças reumáticas, que têm a inflamação e dor nas articulações como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas