Home / Notícias / Menopausa: quando é necessário repor hormônios?

Menopausa: quando é necessário repor hormônios?

A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher. Dizemos que a mulher está na menopausa quando está há um ano sem menstruar. Geralmente ocorre nas mulheres na faixa dos 50 anos de idade. Se ocorre antes dos 40 anos é chamada de menopausa precoce e traz mais riscos de problemas na saúde da mulher.  É uma nova etapa na vida onde várias alterações no corpo vão se intensificando por causa da queda dos níveis de hormônios femininos. Algumas mulheres fazem essa “passagem” sem grandes transtornos, porém, uma grande parcela das mulheres apresenta sintomas intensos com sério comprometimento da qualidade de vida.

A terapia de reposição hormonal (TRH) tem como objetivo melhorar esses sintomas e impedir o surgimento de complicações mais sérias para a saúde com é o caso da osteoporose. No entanto, a TRH tem riscos se realizada em algumas situações. Estudos científicos têm mostrado riscos de trombose, ganho de peso, alterações cardíacas e desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. Portanto, a avaliação especializada é importante para que a TRH seja indicada sem riscos, melhorando muito a qualidade de vida das pacientes.

Quais efeitos da menopausa podem melhorar com a TRH?
Sintomas como fogachos (ondas de calor intenso, mais frequentes à noite ou na madrugada), perda de massa muscular, oscilação do humor, ardor no canal da urina ou vontade de urinar com frequência, incontinência urinária, distúrbios sexuais, pele ressecada, dentre outros. A TRH é também um dos melhores tratamentos para a osteoporose que aparece na menopausa.

Quando está indicada a reposição de hormônios?
Nem toda mulher precisa realizar a reposição hormonal. A intensidade dos sintomas é que vai ditar a necessidade da TRH na maioria dos casos. Toda mulher que apresenta os sintomas da menopausa muito intensos pode se beneficiar. Não existe um tempo máximo de tratamento; a maioria das mulheres consegue suspender a TRH após 2 anos de tratamento e permanecer sem sintomas; algumas pacientes, no entanto, precisam manter por longos períodos a TRH para controle adequado. Pacientes que não podem realizar TRH têm como alternativa alguns tratamentos não hormonais.

As situações onde a TRH deve ser evitada são:
· Pacientes que tiveram certos tipos de câncer (mama, útero, ovários) ou que tenham risco aumentado para esses tumores
· Pacientes portadoras de doenças cardíacas ou com alto risco para tromboses
· Portadoras de diabetes ou hipertensão arterial que não estejam controladas
· Fumantes e grandes obesas.

Fonte: http://www.jornalcco.com.br/artigos/visualizar/menopausa-quando-e-necessario-repor-hormonios

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes