Home / Notícias / Ministério da Saúde autoriza tratamento experimental para raiva humana

Ministério da Saúde autoriza tratamento experimental para raiva humana

Doença ainda está sendo investigada; menina de 10 anos está internada na Fundação de Medicina Tropical com encefalite viral

O Ministério da Saúde autorizou, nesta terça-feira (21), um protocolo de tratamento experimental contra raiva humana em uma paciente de 10 anos, internada na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A menina está hospitalizada desde sexta-feira (17), com um quadro de encefalite viral.

O protocolo de “Milwaukee”, também conhecido no Brasil como “Protocolo de Recife”, consiste em um tratamento experimental para raiva em seres humanos, conforme explica o infectologista da FMT-HVD, Antonio Magela, que acompanha o caso.

“É um protocolo de procedimentos com uso de antivirais para tratar paciente com encefalite provocada pelo vírus da raiva. Não temos ainda a confirmação via exames, mas não precisamos disso para aplicar o tratamento. Mesmo não sendo confirmada a raiva, aguarda-se ação dos medicamentos por se tratarem de antivirais”, explicou.

O tratamento será feito com dois antivirais, a biopterina e a amantadina, enviados pelo Ministério da Saúde nesta terça (21) e que deverão chegar nesta quarta (22) a Manaus. Segundo Magela, o protocolo conta ainda com o uso de sedativo, que neste caso não será necessário, tendo em vista o estado de coma da paciente.

De acordo com o infectologista, o tratamento é responsável pelos três únicos casos de cura de raiva humana registrados no mundo: o primeiro de uma norte-americana; o segundo de um adolescente de Recife, que contraiu raiva após ser mordido por morcego, e um terceiro caso de cura na Colômbia.

Casos de encefalite viral no AM

A paciente que receberá o tratamento experimental veio da comunidade de Tapira, no Rio Unini, no município de Barcelos. Um rapaz de 17 anos – que também é da localidade e morreu na quinta (16), no Pronto-Socorro 28 de Agosto – também tem a morte investigada. Um terceiro caso da mesma comunidade, em um homem de 44 anos, que também está no hospital da Fundação, teve resultado de exame de liquor descartado para encefalite viral.

Uma das hipóteses da encefalite viral detectada em dois dos três pacientes é para a raiva humana, com base na evolução dos sintomas e o histórico dos pacientes para mordida de morcego. Porém, a investigação trabalha com outras hipóteses de infecção por arbovírus comuns em área de floresta. Na comunidade de onde vieram os pacientes há registros de pessoas mordidas por morcegos.

Investigação

No domingo (19), uma equipe de vigilância ambiental da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) chegou à comunidade para diagnóstico situacional na área e ações de prevenção.

Na terça-feira (21), uma segunda equipe foi para a comunidade, composta pelo chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM, um biólogo e um médico veterinário, ambos com experiência na prevenção e controle de eventos que envolvem morcegos, além de dois profissionais de enfermagem oriundos da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Airão.

De acordo com a diretora presidente da FVS-AM em exercício, Rosemary Costa Pinto, o reforço deve-se ao deslocamento dos comunitários de outras localidades em busca de atendimento em Tapira. “A nossa primeira equipe solicitou que fossem enviadas mais 500 doses de vacina para tratamento antirrábico humano para Barcelos e 250 doses para Novo Airão, além de 60 doses de soro antirrábico para Barcelos”, disse.

Técnicos da FVS-AM que estão na comunidade iniciaram a coleta de espécimes de morcegos hematófagos, bem como a aplicação da pasta vampiricida, usada para o controle da população desses animais e busca ativa de outros casos suspeitos em humanos, além da intensificação da vacinação de cães e gatos.

Casos de ataque a humanos estão sendo atendidos pelo médico e equipe de enfermagem de Barcelos. “A comunicação com a nossa equipe é precária, por conta da comunidade ser localizada em uma área remota. As primeiras informações são de que havia vários comunitários agredidos por morcegos, e para estes casos, é recomendável sorovacinação antirrábica profilática em até 48 horas após a agressão”, salienta.

Até o momento, não foram encontrados novos casos de pessoas sintomáticas com encefalite viral na comunidade.

Texto: CRMV-SP

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes