Home / Notícias / Monitorar os níveis de glicose diariamente é a melhor forma de controlar o diabetes

Monitorar os níveis de glicose diariamente é a melhor forma de controlar o diabetes

 Entender o diabetes é o primeiro passo para conviver bem com a doença. E para isso, é fundamental compreender como ela afeta o organismo. O monitoramento diário dos níveis de glicose no sangue é a melhor ferramenta para medir esse impacto. Isso porque se esses níveis estão fora do intervalo recomendado pelo seu médico, com grandes oscilações, significa que a doença não está bem controlada e com o tempo podem ocorrer uma série de complicações, entre elas doenças cardiovasculares, renais, oculares e até mesmo amputações.

Quem tem diabetes tem de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral do que uma pessoa que não tenha a doença. Da mesma forma, 65% dos pacientes estão em risco de ter ou já têm algum grau de disfunção renal, condição que triplica o risco de eventos cardiovasculares. Além disso, o diabetes é a maior causa de falência renal em países desenvolvidos e é a maior responsável por grandes custos de diálise. As consequências incluem ainda disfunção sexual, problemas de circulação nos membros inferiores e alterações oculares. Estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo estão afetadas pela retinopatia diabética, a maior causa de perda de visão de adultos.

Uma das formas mais eficazes de conhecer e controlar a doença é o auto monitoramento dos níveis de glicose. Embora proporcione uma série de benefícios comprovados, a prática nem sempre é realizada da forma adequada. Uma revisão de estudos de países da América Latina descobriu que 74% dos pacientes tipo 1 e apenas 38,5% dos pacientes tipo 2 são usuários de medidor de glicemia.

Sem conhecer os efeitos da doença no corpo, 73% dos pacientes com diabetes tipo 2 não alcançam os níveis de glicemia recomendados. Em média, um terço deles deixa de seguir as orientações médicas um ano após o diagnóstico.

Com a ajuda de um aparelhinho chamado glicosímetro é possível verificar as variações da glicose no sangue e dessa forma tomar atitudes que ajudem a controlar a doença, como ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.

O médico é quem deve indicar qual a frequência diária de monitoramento. Em geral a recomendação é que isso seja feito duas vezes por dia. “O auto monitoramento com os glicosímetros permite que os pacientes entendam melhor o impacto da alimentação, da atividade física e dos medicamentos no controle da doença e também que comecem a reconhecer, tratar e prevenir hipo/ hiperglicemias”, diz o médico Dr. Abner Lobão, Diretor de Assuntos Médicos e Educação para América Latina – J&J Medical Devices.

Mudança de hábitos

O diagnóstico do diabetes traz consigo a necessidade de mudança de hábitos, não apenas de alimentação e de atividade física, mas também no que diz respeito ao controle da doença. E muitas vezes esse não é um processo fácil de inserir na rotina. “O diabetes é uma doença crônica e que traz consequências a longo prazo, muitas vezes é difícil para o paciente enxergar e se convencer de que a mudança não pode esperar”, alerta o médico.

No caso de Simone de Souza Menino, o diagnóstico do diabetes tipo 2 veio aos 36 anos. E ela percebeu rápido a importância de mudar o estilo de vida. “O diabetes requer um cuidado diário, contínuo, e para isso é necessário ter informações e insumos para o controle. O sucesso do tratamento está no controle dos níveis de glicose e uma boa dose de felicidade. Coragem, disciplina, controle, rigidez, equilíbrio, são palavras muito fortes, às vezes duras, mas necessárias para a vida do diabético. E podem estar acompanhadas de amor, sorriso, um chocolate sem açúcar, um delicioso sorvete de morango diet. Basta encontrarmos o equilíbrio”, afirma.

Para reforçar a importância do auto monitoramento para um controle efetivo da doença, a Johnson & Johnson Medical Devices, por meio da sua marca OneTouch®, está lançando o Desafio 21 Dias OneTouch®. A campanha convida os pacientes a aceitarem o desafio de fazer diariamente a medição por 21 dias, e dessa forma perceber como este novo hábito proporcionará um melhor controle da doença, e logo, uma vida mais plena e saudável.

Para participar, basta se cadastrar no site www.diabetescontato.com/br ou no telefone 0800 701 5433. Quem aceitar o desafio, poderá ganhar os três livros da Coleção Receitas Saborosas e Saudáveis.

O primeiro volume da Coleção Receitas Saborosas e Saudáveis: Sobremesas, será enviado na casa do paciente após o cadastro no site. O segundo, Refeições, será enviado após o paciente confirmar que participou dos 21 dias do desafio. E o terceiro livro, Lanches, será enviado após o paciente trocar pontos acumulados no programa, por produtos da marca OneTouch®. Se o consumidor já for cadastrado no Programa Diabetes Contato, basta acessar o site e participar do desafio. Na página, também é possível tirar dúvidas dos produtos OneTouch®, além de dicas de como viver bem com o diabetes.

Sobre a LifeScan

A LifeScan, Inc. é parte das empresas Johnson & Johnson Diabetes Care. Com uma visão compartilhada de criar um mundo sem limites para pessoas diabéticas, a Johnson & Johnson Diabetes Care é a união das empresas da Johnson & Johnson dedicadas ao diabetes e conta com a LifeScan, Inc., uma líder mundial em glicosímetros; Animas Corporation, fabricante de inovações para injeção de insulina; e Calibra Medical, Inc., desenvolvedora de um sistema único de patch de insulina para três dias. Nos Estados Unidos, a LifeScan Medical, Inc. é a fabricante líder de glicosímetros e seus produtos OneTouch® são recomendados por mais endocrinologistas e clínicos gerais que qualquer outra marca. Mundialmente, mais de 10 milhões de pessoas dependem dos produtos OneTouch® para realizar testes de forma simples e precisa que ajudará no gerenciamento da diabetes. Para mais informações, visite: www.OneTouch.com.

 

Sobre a Johnson & Johnson Diabetes Care Companies

Com uma visão compartilhada de criar um mundo sem limites para pessoas diabéticas, a Johnson & Johnson Diabetes Care é a união das empresas da Johnson & Johnson dedicadas ao diabetes e conta com a LifeScan, Inc., uma líder mundial em glicosímetros; Animas Corporation, fabricante de inovações para injeção de insulina; Calibra Medical, Inc., desenvolvedora de um sistema único de patch de insulina para três dias; e a Johnson & Johnson Diabetes Institute, uma iniciativa global para melhorar a saúde e a renda mundial por meio da educação e programas de treinamento. Nos Estados Unidos, a LifeScan Medical, Inc. é a fabricante líder de glicosímetros e seus produtos OneTouch® são recomendados por mais endocrinologistas e clínicos gerais que qualquer outra marca. Mundialmente, mais de 10 milhões de pessoas dependem dos produtos OneTouch® para realizar testes de forma simples e precisa que ajudará no gerenciamento da diabetes. Para mais informações, visite: www.OneTouch.com.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes