Home / Notícias / Mulheres com Ovário Policístico têm 4 vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2

Mulheres com Ovário Policístico têm 4 vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2

Além de influenciar no ciclo menstrual, a Síndrome do Ovário Policístico também é considerada um fator de risco para outras doenças, doenças cardiovasculares, obesidade e também resistência à insulina. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Odense University Hospital na Dinamarca descobriu que a Síndrome do Ovário Policístico têm um risco quatro vezes maior de desenvolver diabetes tipo dois.

Para a realização do estudo, os cientistas contaram com a participação de mais de 19,500 mulheres no período pré-menopausa.

As mulheres com síndrome do ovário policístico foram então comparadas com outras mulheres de idade similar que não apresentavam a condição de saúde, nem um diagnóstico prévio de diabetes tipo 2.

Os cientistas detectaram que as mulheres com síndrome do ovário policístico podem desenvolver diabetes tipo dois quatro anos antes que as outras pessoas.

Como a Síndrome de Ovários Policísticos pode ocasionar diabetes

A insulina é um hormônio que controla os níveis de açúcar no organismo. Quando a mulheres com Síndrome do Ovário Policístico se tornam resistentes à insulina, o corpo acaba produzindo mais, porque as células ficam menos sensíveis à ação da insulina.

Em condições normais, as células respondem à ação da insulina absorvendo glicose para gerar energia ou para armazenamento. Quando a resistência acontece, é como se para absorver a mesma quantidade de glicose a célula precisasse de mais insulina. O problema disso é que, no ovário, essa resistência à insulina determina o erro no desenvolvimento dos folículos e excesso de produção de hormônios masculinos

A resistência à insulina também pode levar ao ganho de peso, o que pode piorar os sintomas de Síndrome de Ovário Policístico, pois ter excesso de gordura faz com que o corpo produza ainda mais insulina.

Ainda não existe cura para a síndrome do Ovário policístico. Mas seguir uma dieta equilibrada pode amenizar alguns sintomas. Além disso, existem medicamentos que podem auxiliar a controlar os sinais. O mais indicado é fazer um acompanhamento médico.

Fonte: Minha Vida

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes