Home / Notícias / Novos dados revelam a extensão do déficit proteico energético em pacientes de hospitais da América Latina

Novos dados revelam a extensão do déficit proteico energético em pacientes de hospitais da América Latina

Em todo o mundo, entre 20% e 50% dos pacientes hospitalares correm risco de desnutrição.1-7 Uma alta prevalência de doenças relacionadas à desnutrição e ao déficit energético em pacientes criticamente doentes impacta negativamente nos resultados clínicos.8-13 Um primeiro passo para a prevenção é a triagem adequada destes pacientes.

Como parte da iniciativa multinacional denominada “Unidos pela nutrição clínicaʺ, a Fresenius Kabi, empresa de saúde global especializada em nutrição clínica, contou com a colaboração de hospitais em oito países da América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru – para organizar o “Screening Day América Latina.”

No Brasil, fizeram parte deste projeto 14 hospitais com a participação de inúmeros médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos para avaliar a atual prática de nutrição clínica em pacientes criticamente doentes.

No geral, dados de mais de 1.000 pacientes em toda a América Latina estão disponíveis e proporcionam uma compreensão inicial sobre o seu estado nutricional, bem como a presença de déficit proteico energético. Essas conclusões serão apresentadas pela Dra. Karin Papapietro, uma das principais pesquisadoras do “Screening Day América Latina”, durante o Congresso da FELANPE deste ano, que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro em Florianópolis, Santa Catarina.

“Dentro da UTI, muitas vezes o paciente recebe apenas metade do que ele deve consumir do ponto de vista nutricional, por várias razões”, diz o Dr. Paulo Ribeiro, chefe da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. “Então, a importância do “Screening Day na América Latina” é documentar esse cenário para sabermos o que realmente está acontecendo e nos concentrarmos nessas dificuldades”.

Os resultados desta iniciativa apresentarão uma visão importante sobre a frequência do déficit calórico e a atual manejo nutricional dos pacientes hospitalizados criticamente doentes. Esses resultados permitirão adaptar os padrões, além de melhorar as rotinas dos hospitais, o uso de recursos e os processos.

‟Uma nutrição clínica adequada é de vital importância para a recuperação do paciente”, enfatiza o professor Jean-Francois Baron, vice-presidente e diretor médico regional da Fresenius Kabi na América Latina. “A identificação precoce, independentemente da idade ou da condição do paciente, é fundamental para permitir o tratamento adequado. É essencial que os profissionais de saúde tenham essa consciênciaʺ.

Lançada em maio de 2015, a iniciativa “Unidos pela nutrição clínica” visa apoiar os profissionais da saúde em toda a América Latina fornecendo ferramentas de suporte a terapia nutricional, baseadas em dados, online e offline, proporcionando condutas mais adequadas de nutrição clínica a pacientes criticamente doentes.

edelmanstrip_67883_1_full
Sobre a Fresenius Kabi

A Fresenius Kabi é uma empresa global de saúde especializada em medicamentos que salvam vidas e tecnologias para nutrição clínica, infusão e transfusão. Nossos produtos e serviços ajudam no tratamento de pacientes com doenças graves e crônicas. Com nossa filosofia corporativa de “caring for life”, estamos comprometidos em colocar as tecnologias e os medicamentos essenciais nas mãos de pessoas que ajudam os pacientes a encontrar as melhores respostas para os desafios que enfrentam.

Para mais informações, acesse: http://www.unidospelanutricaoclinica.com.br/ e http://www.fresenius-kabi.com.br/

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes