Home / Notícias / O uso da tecnologia para diminuir a fila do SUS será tema de evento em Florianópolis

O uso da tecnologia para diminuir a fila do SUS será tema de evento em Florianópolis

Como levar inovação para a saúde? Esse é o desafio do Hackathon, encontro que acontecerá em Florianópolis entre esta sexta-feira (1) e o domingo (3), no Parque Tecnológico Alfa, reunindo profissionais de diferentes setores para debater o tema Gestão de Dados em Saúde.

Promovido pelo Hacking Health – fundação canadense sem fins lucrativos – em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, os participantes serão desafiados a pensar em soluções a partir dos dados da fila do SUS – atualmente 471 mil pessoas aguardam por procedimentos.

A ação, inédita no mundo, vai reunir pessoas dispostas a pensarem em como diminuir a lacuna entre saúde e tecnologia. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também está disponível a programação do evento. Podem participar designers, programadores, profissionais da saúde e outros que se identificarem com o tema.

Santa Catarina foi o primeiro Estado a compartilhar as informações e expor as dificuldades. A partir disso, as soluções visam aliviar o tamanho da fila. “Muitas vezes, alguém pensa numa solução, mas tem dificuldade em expor o problema. Mas na verdade, é um problema ou uma consequência de algo maior. O que realmente gera a fila do SUS?”, questiona Ivan Moraes, voluntário do movimento.

Para estimular a inovação, o evento terá à disposição tecnologias como Ciência de Dados, Big Data e Computação Cognitiva, além de um grupo de mentores. Segundo a organização do Hackathon , ao longo do ano foram realizadas ações como cafés, clínicas e oficinas para chegar ao tema da edição realizada em Florianópolis.

A essência do Hackhing Health é trabalhar desafios da comunidade. A ação acontecerá em paralelo com o Hackathon de Frankfurt, na Alemanha, e Lion, na França, que serão acionados online para a troca de experiências simultaneamente entre os participantes.

Fonte: https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/o-uso-da-tecnologia-para-diminuir-a-fila-do-sus-sera-tema-de-evento-em-florianopolis

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Pacientes oncológicos podem viajar?

Especialista alerta para os cuidados que pacientes que enfrentam câncer devem tomar na hora de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas