Home / Notícias / Óculos de realidade virtual e bengala com laser da Delta Medical mudam a vida de pacientes com Parkinson

Óculos de realidade virtual e bengala com laser da Delta Medical mudam a vida de pacientes com Parkinson

Voltar a caminhar depois de ter o equilíbrio corporal comprometido pelo avanço da doença de Parkinson parecia um sonho distante para milhares de pessoas que sofrem com a síndrome degenerativa, ainda sem cura. Parecia, pois novas tecnologias estão ajudando pacientes a caminhar com segurança novamente. Chegaram ao mercado brasileiro duas novas ferramentas que agem de formas diferentes, mas têm como pano de fundo uma mesma tendência: o investimento em soluções que aumentem a qualidade de vida dessas pessoas.

Para a comunidade médica, o Andador Virtual GaitAid representa grande avanço. Com uso da tecnologia de realidade virtual aumentada, descoberta em pesquisas realizadas pela NASA, os óculos ajudam o observador a andar e estabilizar seu movimento. Basicamente, eles simulam um caminho virtual que coordena e ritma a passada, desencadeando uma resposta neurológica. Segundo os especialistas, a terapia feita com o uso do dispositivo pode reestruturar o cérebro para contornar as áreas danificadas pela doença de Parkinson, e outros distúrbios do movimento.

Os benefícios já foram comprovados na prática. O advogado Jayme Cavalcanti convive com o mal há 20 anos. “Depois de duas semanas de uso do equipamento, voltei a andar melhor”, diz ele, que treina meia hora por dia, sete dias por semana. “Facilitar o dia a dia dos pacientes é fundamental, pois estamos longe da cura definitiva”, afirma o neurocirurgião do Instituto de Psiquiatria do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e um dos maiores especialistas no tema, Erich Fonoff. O artigo sobre estudo feito no HC foi publicado no International Archives of Medicine.

Já a bengala LaserCane, indicada também para diversos doenças neurológicas que afetam a marcha, permite, através de uma linha vermelha projetada no chão, que o paciente dê passos mais longos. “A pista visual incentiva o paciente a interromper os episódios de congelamento, aumentando, assim, o comprimento das passadas”, afirma a Dra. Carolina Souza, fisioterapeuta do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de seis milhões de pessoas convivem com a síndrome em todo mundo e a prevalência da doença deve dobrar, em 20 anos, devido ao envelhecimento da população. Os dois equipamentos são comercializados no Brasil pela importadora Delta Medical.

Informações

Fluxo LabCom

Rua Professor João Marinho, 161

Paraíso – São Paulo

(11) 3129-7265

Delta Medical

Rua Vaz Muniz, 36

Água Fria – São Paulo

(11) 2953-3064

Fonte: Delta Medical

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes