Home / Notícias / Os Desafios do Setor de Transportes para a Melhoria da Saúde da População – 03/07/2013

Os Desafios do Setor de Transportes para a Melhoria da Saúde da População – 03/07/2013

USP debate a relação transporte urbano e saúde, tema das ultimas grandes manifestações populares que tem ocorrido no país
ENCONTRO ACADÊMICO INTERNACIONAL NA FSP USP:
“Os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população”.
Debater sobre os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população e os possíveis caminhos conjuntos para superar os obstáculos atuais de metrópoles em países em desenvolvimento, como São Paulo, é o objetivo do ENCONTRO ACADÊMICO INTERNACIONAL:  “Os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população”, que será realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, tendo como um dos palestrantes, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tema. Além disso, serão discutidos aspectos relativos à integração da academia com o poder público na elaboração e avaliação de intervenções do setor de transportes e sua repercussão na saúde pública.
O transporte tem enorme impacto sobre a saúde da população e sua influência vem crescendo na medida em que o processo de urbanização se intensifica e o direito às cidades ganha em importância. As políticas do setor de transportes têm o potencial de melhorar a saúde geral ou de ampliar os riscos à saúde por sua estreita relação com temas como a poluição do ar e sonora, lesões de trânsito, atividade física, além de contribuírem decisivamente para a capacidade das pessoas em acessar empregos, educação, serviços de saúde e oportunidade de lazer. Intervenções no modo como a metrópole se movimenta podem ainda aproximar pessoas, reduzir as desigualdades sociais e transformar as cidades em lugares melhores para se viver. Interessados em ampliar esta discussão, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), por meio da Comissão de Pesquisa, convidou o Professor Carlos Francisco Dora, coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde e especialista em avaliação de impacto à saúde de políticas públicas, incluindo o setor de transportes.
O encontro está voltado a pesquisadores, alunos de pós-graduação, gestores e público em geral e terá como eixos centrais do debate os impactos à saúde do setor de transportes, as políticas para melhorar a saúde por meio deste setor, as ferramentas para a avaliação deste impacto, as alternativas de governança sobre o processo de mudança, e as oportunidades apresentadas por intervenções em transporte sendo feitas em preparação para os grandes eventos de 2014 e 2016.
O evento é organizado pelos professores: Carlos Augusto Monteiro (FSP/USP); Dirce Maria Trevisan Zanetta (FSP/USP); Helena Ribeiro (FSP/USP); João Vicente de Assunção (FSP/USP); e pelo aluno de pós-Graduação-  Thiago Hérick de Sá (FSP/USP).
Data: 3 de julho de 2013 –  15h – 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública FSP/USP – Anfiteatro João Yunes – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Próximo ao Metrô Clínicas.
Inscrições Gratuitas
A Faculdade de Saúde Pública não disponibiliza estacionamento aos participantes
PROGRAMA
15h – 15h15: Abertura
15h15 – 16h15: Conferência “Os desafios do setor de transportes para a melhoria da saúde da população”. Prof. Dr. Carlos Dora (OMS)
16h15 – 16h30: Apresentação de resultados de pesquisa sobre ciclistas e do efeito de mudanças no padrão de deslocamentos da metrópole. Thiago Hérick de Sá (FSP/USP).
16h30 – 18h: Debates
Minicurrículo
Carlos Dora é médico, com mestrado e doutorado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine; é membro do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde e recentemente coordenou o projeto “Saúde na Economia Verde”, uma série de análises sobre os co-benefícios à saúde de políticas em diferentes setores da economia para a mitigação das mudanças climáticas, incluindo o setor de transportes. Sua unidade – Intervenções para Ambientes Saudáveis – é responsável pelo trabalho da Organização em saúde ocupacional e riscos ambientais para a saúde associados à radiação e à poluição do ar. Antes dessa posição, o Dr. Dora trabalhou como conselheiro sênior de políticas para a Dra. Gro Harlem Brundtland, enquanto ela foi Diretora-Geral da OMS. Antes de ingressar na OMS, Dr. Dora trabalhou em epidemiologia ambiental na London School of Hygiene and Tropical Medicine e em medicina comunitária no Sul do Brasil. Suas publicações incluem numerosos artigos sobre avaliação de impactos à saúde de políticas públicas e saúde no desenvolvimento sustentável, além de diversos livros, dentre os quais podemos destacar a excelente publicação de 2011 intitulada “Sustainable Transport: A Sourcebook for Policy-makers in Developing Cities”. Ele foi professor visitante da Academia Chinesa de Ciências dos Transportes.
Thiago Hérick de Sá é aluno de doutorado do Programa de Nutrição em Saúde Pública da FSP – USP. Desenvolve estudos sobre a frequência e distribuição de fatores de risco à saúde no Brasil, com especial atenção à atividade física e ao deslocamento ativo. No mestrado, desenvolveu, junto com profissionais de saúde, da Estratégia de Saúde da Família, um programa de formação de profissionais para a promoção de atividade física na atenção básica, a partir da pedagogia freireana e da Política Nacional de Educação Permanente.
Realização: Comissão de Pesquisa da FSP-USP
  • Faça aqui a sua inscrição:

Serão fornecidos certificados de participação e o evento será transmitido via Internet 
(IPTV USP).
Entrevistas para a imprensa com Thiago pelo e-mail: thiagodesa@usp.br  – Cel.: (11) 96344-1480.
Mais informações pelo e-mail: svalunos@fsp.usp.br

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes