Home / Notícias / Para um coração saudável cuide de todo o corpo – 29/09 Dia Mundial do Coração

Para um coração saudável cuide de todo o corpo – 29/09 Dia Mundial do Coração

Qual a melhor forma de manter a saúde do coração em dia? Segundo o cirurgião cardiovascular do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Renato Arnoni, deve-se evitar fatores de risco, como excesso de peso, maus hábitos alimentares, entre outros.

Neste contexto, a obesidade merece atenção redobrada dos brasileiros. Para se ter uma dimensão, atualmente o País conta com cerca de 30 milhões de obesos, segundo último estudo da revista científica Lancet.

“O principal ponto é conscientizar as pessoas que o coração ficará ‘feliz’ com uma alimentação equilibrada, peso adequado e rotina de atividade física. Desta maneira, o paciente reduzirá as chances de ter hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (colesterol alterado)”, afirma.

Arnoni indica ainda a prática de atividade física ao menos três vezes por semana, em torno de 40 minutos, pois o sedentarismo é outro fator de risco para a saúde do coração. Além disso, manter hábitos saudáveis, como não fumar e evitar passar por momentos de muito estresse, são ótimos aliados do coração.

“Para conservar o coração o mais importante é a prevenção, ou seja, o controle dos fatores predisponentes à ocorrência da doença cardíaca”, conclui o especialista.

Apesar das dicas, o cirurgião lembra que é primordial manter a rotina de exames e visitas ao cardiologista.

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes