Home / Notícias / Participação Social em Saúde

Participação Social em Saúde

Que tipo de pesquisa é essa?
Trata-se de uma pesquisa científica, de pós-doutorado, com objetivo de Identificar os mecanismos e contextos de participação social em saúde que melhor contribuíram para as iniciativas adotadas pelas Organizações Representativas de Pacientes

​​Esperamos identificar fatores que contribuem para o sucesso das Organizações Representativas de Pacientes e as barreiras a serem vencidas. Esse resultado poderá contribuir com o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação social e a promoção de políticas de saúde mais transparentes, legítimas e efetivas.

Repositório
Após a realização desse projeto, pretendemos preservar e disponibilizar os registros coletados em um repositório. O repositório poderá contribuir com outras pesquisas e com a preservação da memória das ORPs que participarem da pesquisa.

Mecanismos e Contextos de Participação Social das Organizações Representativas de Pacientes: Novas Formas de Pensar e Fazer?

Diferentes países estão implementando novos mecanismos para ampliar a participação social em saúde, mas ainda existem falhas e uma sub-representação dos pacientes. Nesse sentido, as Organizações Representativas de Pacientes (ORPs) estão ganhando destaque e reconhecimento por atuarem em diversas frentes. Estudar as iniciativas das ORPs contribui com o aprimoramento dos mecanismos de participação social em saúde.

Objetivo: Identificar os mecanismos e contextos de participação social em saúde que melhor contribuíram para as iniciativas adotadas pelas ORPs e apresentar um mapeamento das ORPs que atuam no Brasil.

Método: Será realizada uma busca das ORPs na internet, iniciando pelas federações de pacientes. Para a validação das perguntas do questionário utilizaremos a técnica de grupo focal. Concomitante com o questionário, será solicitado o envio de registros sobre as iniciativas e contextos de participação social entre ORPs e instituições públicas e privadas da área da saúde. Receberemos registros de qualquer natureza (solicitações, participações ou colaborações). Posteriormente, algumas ORPs serão selecionadas para uma pesquisa qualitativa em profundidade sobre estratégias diferenciadas de participação social em saúde. Os dados serão agrupados em mecanismos ascendentes (não institucionais) ou descendentes (institucionais) e suas características analisadas com base na literatura especializada.

Resultados Esperados: Esse estudo possibilitará apresentarmos um mapeamento das ORPs e a identificação de mecanismos e características das iniciativas que favorecem a participação social em saúde. Espera-se que esse resultado contribua com o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação social e para iniciativas sociais mais efetivas.

Considerações Finais: Apesar da sobrecarga de trabalho e dos poucos recurso, sabemos que muitas ORPs realizam importantes atividades de mobilização social em prol dos pacientes, mas nem sempre recebem o devido apoio ou reconhecimento. Assim, após a realização desse projeto, pretendemos preservar e disponibilizar os registros coletados em um repositório. Iremos disponibilizar os registros somente se os proprietário (ORPs) desejarem e nos enviarem uma autorização. O repositório poderá contribuir com outras pesquisas e com a preservação da memória das ORPs ou como base para iniciativas sociais. A proposta de criação desse repositória foi apresentada para dois pesquisadores da Universidade de São Paulo.

Para participar acesse: https://www.participasaude.com/participar

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes