Home / Notícias / Participe da consulta pública Cancêr de colorretal

Participe da consulta pública Cancêr de colorretal

VOCÊ SABE O QUE É UMA CONSULTA PÚBLICA?

Consulta pública (CP) é um mecanismo de participação da sociedade na construção das políticas públicas referentes à saúde, educação, cultura e outras áreas.
No segmento da saúde, é uma das diretrizes do SUS e está prevista em lei. Ela é usada para receber opiniões, informações e críticas da população a respeito do medicamento ou tecnologia que esteja sendo direcionada ao SUS.
A participação dos pacientes, cuidadores, profissionais da saúde e população em geral é fundamental para se ter uma amostra real dos impactos da doença e das experiências de quem convive com ela.
E, quanto mais pessoas se manifestam à favor, mais chances da voz dos pacientes ser ouvida e da tecnologia ser incorporada!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CÂNCER COLORETAL (CCR)

• É a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil
• É o 2º câncer mais incidente em mulheres, com 17.620 casos
• É o 3º câncer mais incidente em homens
• É esperado um aumento de 70% na incidência desse câncer nas próximas duas décadas
• Cerca de 25% dos pacientes são diagnosticados no estádio metastático

INCLUSÃO DE MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DE COLORRETAL NO SUS

O medicamento Cetuximab, terapia alvo revolucionária para o tratamento de câncer colorretal metastático, reduz a mortalidade de pacientes com CCR e pode proporcionar em média 5 anos a mais de vida para os pacientes metastáticos quando comparado a pacientes que não receberam o medicamento. Porém, ele não está disponível para a população brasileira no SUS.

MAS VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESSE CENÁRIO AGORA PARTICIPANDO DA CONSULTA PÚBLICA!

A consulta pública nº 48 foi publicada no dia 25 de setembro de 2017 e ficará aberta até 16 de outubro de 2017 para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS relativa à proposta de incorporação do cetuximabe para câncer colorretal metastático.

Veja abaixo o passo-a-passo para se manifestar a favor da inclusão desse importante medicamento no SUS e ajude a garantir que todos os pacientes de CCR metastático tenham mais qualidade de vida e mais anos de vida!

https://youtu.be/F-WuWL9n98M

 

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes