Home / Notícias / Pesquisadora lança a primeira biografia sobre a epidemia de zika no Brasil

Pesquisadora lança a primeira biografia sobre a epidemia de zika no Brasil

Faz pouco mais de um ano que o vírus zika foi identificado no Brasil. E foi em menos tempo ainda que a antropóloga, pesquisadora e professora Debora Diniz redigiu o livro “Do sertão nordestino à ameaça global”, da Editora Record, em que faz um diagnóstico da doença a partir do Nordeste. Por seis meses, ela acompanhou médicos de “beira de leito”, mulheres afetadas pelo vírus e cientistas para contar as histórias por trás dos números da epidemia no país — que passa de dois mil casos, segundo o Ministério da Saúde.

No livro, ela traz relatos impressionantes, como o considerado “paciente zero” da microcefalia e do primeiro médico a identificar que uma nova doença surgia.

— O livro não foi escrito para cientistas e, sim, para que as pessoas conheçam a biografia de uma tragédia, a epidemia de zika, em que somos a capital do mundo. É cheio de histórias que, antes dessa publicação, não haviam sido descobertas. São pessoas que queriam falar por que viviam em solidão — diz Debora, que também dirigiu o documentário “Zika” (no Youtube).

Para colher informações, ela passou períodos em Campina Grande, na Paraíba, onde conheceu, por exemplo, os pais de Maria Gabriela, que tem microcefalia, e seus pais Maria Carolina Flor e Joselito Alves dos Santos. Eles criaram um blog para contar a história da família (somostodosmariagabriela.blogspot.com.br). Debora acompanhou consultas, visitou outros pacientes e participou de seminários. A professora ainda entrevistou personagens de outros estados nordestinos, cientistas fora do país, pesquisou em artigos acadêmicos e em veículos de comunicação.

— Hoje, essas mulheres que tiveram contato com o vírus estão desamparadas. Elas precisam, muitas vezes, de um favor para levar seus filhos com microcefalia a um local onde consigam estimulação precoce para eles. Nenhuma das que conheci pôde voltar ao mercado de trabalho — observa a pesquisadora, que conta ainda no livro as histórias de nordestinos anônimos, de áreas endêmicas, vítimas do vírus, que sequer entraram em estatísticas oficiais.

Fonte: Boa Informação

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes