Home / Notícias / Pesquisadores criam exame que estipula tempo de recuperação de cirurgia

Pesquisadores criam exame que estipula tempo de recuperação de cirurgia

20140925085435281688uApós um procedimento cirúrgico, o paciente costuma se questionar em quanto tempo vai se recuperar e quando poderá voltar ao trabalho ou a outras atividades de rotina. A dúvida também acomete médicos e cientistas. Ainda não é entendido por que algumas pessoas se recuperam em uma semana e outras lutam por meses com a fadiga, a dor, a incapacidade funcional e outras complicações. Um artigo publicado hoje na revista Science Translational Medicine indica que apenas um teste de sangue poderá trazer a valiosa resposta.

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, usaram um exame já conhecido, a citometria de massa, para caracterizar danos imunológicos pós-cirúrgicos em um nível meticuloso: uma única célula. Eles encontraram um tipo de assinatura imunológica cirúrgica que se correlaciona com a recuperação clínica de pacientes. As pistas para formar essa assinatura vieram de amostras sanguíneas de 32 pessoas submetidas a uma cirurgia de substituição do quadril.

O mapeamento detalhado mostrou que respostas na forma de sinalização celular — e não na frequência de células — foram relacionadas à recuperação. Essas reações de sinalização correlacionadas ao pós-operatório ocorreram sobretudo em monócitos CD14 +, um tipo de célula de defesa. O resultado sugere que essas estruturas podem desempenhar papel predominante na recuperação cirúrgica.

Dessa forma, quando a atividade nesse grupo é elevada nas primeiras 24 horas após a cirurgia, os pacientes têm uma recuperação pior. Se a atividade celular é baixa, as pessoas respondem melhor. “A consistência dessa assinatura sugere uma resposta imune bem regulamentada ao trauma cirúrgico que, se validada, pode formar a base de uma diretriz de diagnóstico para o cuidado pós-cirúrgico personalizado”, afirma o principal autor da pesquisa, Brice Gaudillière.

 

FONTE: Correio Braziliense

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes