Home / Notícias / Premiado internacionalmente, chega ao Brasil o primeiro aparelho auditivo do mundo conectado à internet

Premiado internacionalmente, chega ao Brasil o primeiro aparelho auditivo do mundo conectado à internet

Acaba de ser lançado no mercado brasileiro o primeiro aparelho auditivo do mundo conectado à Internet. Com tecnologia totalmente inovadora, o Opn™  oferece uma gama de recursos capazes de proporcionar às pessoas com perda auditiva experiências sonoras nunca antes experimentadas, incluindo a capacidade de se conectar de forma integrada a computadores, smartphones, TVs e outros equipamentos eletrônicos, via internet ou por meio de bluetooth. Além disso, graças à solução BrainHearing ™, desenvolvida pela dinamarquesa Oticon, a nova tecnologia permite uma audição completa,  acabando com as limitações de direcionalidade do som presente nas próteses atuais –problema relatado por muitas pessoas. Com isso, o usuário consegue ouvir com clareza a fala de diversos interlocutores e diversos sons, em ambientes ruidosos.

Comercializado até o momento apenas nos Estados Unidos, Espanha, Itália e Dinamarca, o Opn™ já chega ao mercado brasileiro colecionando conquistas. O aparelho ganhou prêmios em duas categorias na prestigiada CES 2017 Innovation Awards, o programa norte-americano de prêmios internacionais que reconhece projetos inovadores e serviços de tecnologia de ponta em todo o mundo.

O primeiro prêmio, na categoria Tech for a Better World (Tecnologia para um Mundo Melhor), celebra produtos que compartilham um objetivo comum ou capacidade de impactar o mundo de uma forma positiva. Já o segundo, na categoria Wearable Technologies(Tecnologias usáveis), abrange o crescente mercado de dispositivos eletrônicos usáveis pelo corpo humano, que utilizam sensores para navegação, coleta e transmissão de informações ou outras melhorias sensoriais.

“Estamos orgulhosos de o Oticon Opn™ ser reconhecido por sua excelência pelo CES Innovation Awards, em duas categorias que ressoam tão poderosamente entre os consumidores”, disse o presidente da Oticon, Gary Rosenblum, que complementou: “A tecnologia do Opn™ contribui para melhorar a vida de pessoas com deficiência auditiva, proporcionando a elas aproveitar ao máximo o mundo do som e as possibilidades quase ilimitadas dos dispositivos conectados à internet”.

Os prêmios CES Innovation Awards são patrocinados pela Consumer Technology Association – CTA™ (Associação de Tecnologia do Consumidor) e serão concedidos durante a Conferência Global de Tecnologia CES, que acontece em Las Vegas (EUA) entre os dias 5 e 8 de janeiro. Na ocasião, a Oticon estará presente com a exibição do Opn™ na galeria de premiados 2017.

A CES, feira global de produtos eletrônicos e tecnologia de consumo, é o ponto de encontro para todos os que prosperam no setor. Durante 50 anos, a feira tem sido a plataforma de lançamento de inovações tecnológicas que vem mudando o mundo.

Sobre o Opn:

A tecnologia do Opn™ quebra os paradigmas do atual mercado audiológico. Por meio de um aplicativo exclusivo, o Opn™ se conecta com mais de 280 tipos de serviços de internet que também estejam em nuvem. Ao receber um e-mail, por exemplo, o usuário não precisa recorrer a dispositivos móveis para checar as mensagens. Ele pode programar o ON – aplicativo do Opn™ – para receber o conteúdo da mensagem, de modo sonoro, direto no seu aparelho auditivo. Isso pode ser feito também para alarmes, despertador e notificações de redes sociais.

Além disso, o Opn™ possui sistema Bluetooth de 2.4GHz, permitindo a conectividade direta com equipamentos eletrônicos externos que também têm essa tecnologia sem fio, como TV, computador, celular, tablet. Dessa forma, o usuário consegue ouvir o som direto do equipamento, como se o próprio aparelho auditivo estivesse produzindo o som.

“Não existe nada parecido no mercado mundial atualmente. O Opn™ é resultado de quase uma década de pesquisas e tornou possível superar um desafio que até mesmo as mais avançadas soluções presentes hoje não foram capazes de resolver”, explica a fonoaudióloga Isabela Carvalho, especialista em audiologia.

Mas as inovações do Opn™ não param por aí. Na área auditiva propriamente dita, é o usuário – e não mais o aparelho – quem vai focar no som que mais o interessa ouvir naquele momento, já que ele tem a percepção sonora de todo o ambiente. Além disso, o aparelho ajusta o volume do ruído ao redor, a fim de manter o equilíbrio e o conforto da audição, dando ao cérebro um sentido nítido aos sons, com menos esforço. O resultado é uma audição muito próxima ao normal.

Tamanha inovação sonora só é possível graças à plataforma Velox™, que com processamento 50 vezes mais rápido do que a geração anterior de aparelhos auditivos, escaneia o ambiente mais de 100 vezes por segundo, respondendo às variações sonoras de forma muito rápida e oferecendo ao usuário um panorama sonoro de 360º.

O aparelho auditivo Opn™ começa a ser comercializado esta semana nas lojas da Telex Soluções Auditivas de todo o país. Mais informações pelo telefone: 0800 0249 349.

Sobre Priscila Torres

mm
O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

Além disso, verifique

Convite aos pacientes reumáticos brasileiros: participem da pesquisa online sobre a experiência dos pacientes em Decisões Compartilhadas com o seu reumatologista

Participe até o dia 24 de março Convidamos os pacientes reumáticos para participarem desta pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes